Luiz Martha, gerente de pesquisas e conteúdo do IBGC, elenca em entrevista os atributos de uma boa governança e conta um pouco da história do Instituto

O assunto aparece e desaparece da agenda dos gestores ao longo do tempo, mas uma certa emergência por discutir e compartilhar ideias acerca dele se anunciou nos últimos anos, com o boom do ESG. O “G” da sigla é a senha para uma imagem de confiabilidade e segurança. Os processos de governança, quando praticados em sua essência, satisfazem empreendedores, investidores, colaboradores, clientes, fornecedores, enfim, todos os stakeholders. E impactam positivamente a sociedade.

Há vinte anos atuando no IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – Luiz Martha é, hoje, o gerente de pesquisas e conteúdo. Ele é formado em administração de empresas pela Faculdade de Economia e Administração da USP, com MBA sobre relação com investidores, especializado em direito societário, área bastante vinculada à governança. Nesta entrevista, Martha elenca os atributos de uma boa governança e conta um pouco da história do IBGC. Ele também detalha as dificuldades geradas pela cultura local, caracterizada pela concentração do poder decisório e pelo grande número de organizações familiares.

Confira entrevista na íntegra no site da Revista Ensino Superior