Pesquisa inédita realizada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) revela que tradição, qualidade de ensino e corpo docente de gabarito são os atributos que indicam as instituições de ensino superior particulares mais significativas para alunos (31%), população (28%), autoridades (75%) e mídia (44%). O levantamento apontou também que 88% dos estudantes se consideram satisfeitos com a instituição particular em que estudam.

 

De acordo com 33% desses alunos, a qualidade de ensino é o principal fator de satisfação. Para os 9% que se dizem insatisfeitos, o principal motivo são professores que deixam a desejar. Desenvolvido pela CDN Estudos e Pesquisa, o levantamento, denominado I2R – Índice de Imagem e Reputação, envolveu 1.682 pessoas, de dez regiões do Estado de São Paulo entre alunos, ex-alunos, professores, pais de alunos e de ex-alunos, gestores, funcionários administrativos, população do entorno, autoridades municipais e mídia.

 

A pesquisa apontou algumas evocações (palavras, ideias ou sentimentos) que vêm à mente dos entrevistados de forma espontânea quando pensam em uma IES particular. Emprego e profissão (15%), qualidade do ensino (6%), futuro melhor (4%) e qualidade (2%) foram as mais citadas. “O levantamento procura atender a uma das grandes preocupações do setor, que é desvendar qual a real percepção dos públicos estratégicos das instituições de ensino superior privado no que diz respeito à sua atuação, para auxiliar os mantenedores a estabelecer parâmetros de qualidade de mercado”, afirma Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do Semesp. O estudo utilizou como base teórica o conceito de Image Share, que parte do pressuposto de que a imagem das instituições de ensino superior particular é produto das percepções de cada um de seus públicos de interesse e tem seu valor aferido em um cenário concorrencial.

 

Outras revelações da pesquisa foram a importância das especificidades regionais das instituições, e as semelhanças e desigualdades existentes entre as percepções dos diversos públicos. Para todos eles, a qualificação do corpo docente, com professores mestres e doutores, e a oferta de um leque variado de cursos (graduação, pós-graduação, especialização, extensão, EAD), são indicadores de uma IES de qualidade (veja gráficos abaixo). Já os fatores que fundamentam o bom relacionamento com os alunos variam de público a público: segundo alunos (36%), ex-alunos (24%), os pais (19%) e a população (10%), funcionários prestativos é o atributo mais valorizado. Já professores (21%), funcionários e gestores (31% cada) apoiam suas visões no aspecto pedagógico, especificamente o bom relacionamento entre a coordenação e os alunos.

 

A percepção dos públicos estratégicos quando se compara o ensino superior privado e o ensino público também foi um aspecto relevante mostrado pela pesquisa. As respostas são bastante heterogêneas, por exemplo, quando se questiona se as IES públicas não apresentam superioridade na qualidade de ensino em relação ao setor particular. A maioria dos entrevistados de todos os públicos, no entanto, concorda que as IES particulares garantem maior acesso à educação superior do que as públicas.

 

Segundo Cristina Panella, diretora da CDN e coordenadora da pesquisa, baixos índices revelados pelo levantamento a respeito de determinado indicador não significam necessariamente uma crítica, mas uma falha na comunicação das IES com os seus públicos de interesse. “A informação tem uma enorme força para modificar a imagem dos públicos com relação à atuação do ensino superior privado. É preciso arejar a percepção desses públicos, principalmente a mídia, com os novos dados que o segmento produz”, recomenda a especialista.

 

 

 

 

 

 

 

 

Levantamento do Semesp sobre a imagem e reputação das instituições privadas revela também que 88% dos alunos estão satisfeitos com a instituição em que estudam.