Duzentas e vinte pessoas participaram da Jornada Regional de São Paulo que aconteceu nos dias 27 e 28 de maio na sede do Semesp, em São Paulo. O encontro reuniu gestores e mantenedores de 49 instituições de ensino superior particulares da Região Metropolitana de São Paulo para discutir temas relacionados à gestão e às políticas educacionais.

O presidente do Semesp, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, participou da abertura da Jornada e procurou orientar os mantenedores e gestores em relação ao atendimento das exigências do INEP no quesito avaliação. “Minha recomendação a todos é que mantenham suas equipes mobilizadas e orientadas. Além de documentos completos, em ordem e, principalmente, à disposição dos avaliadores. E, fiquem tranqüilos, pois as equipes têm demonstrado que são capazes de perceber as diferenças entre as instituições”, explicou Figueiredo.

Nos dois dias do evento foram realizadas seis palestras que abordaram temas relativos às rotinas administrativas e pedagógicas na gestão de uma IES. A palestra que destacaremos nesta edição é sobre inadimplência, apresentada pelo advogado Luis Fernando Rodrigues, fundador do grupo Camargo Rodrigues Administração de Inadimplência. Rodrigues fez um retrato da inadimplência no país, apontando as principais causas e soluções possíveis para se amenizar o problema que chega a 20% no Estado de São Paulo. “De acordo com pesquisa da Associação Comercial de São Paulo, o desemprego é apontado como principal causa da inadimplência na educação por 40% das pessoas entrevistas, perdendo para o endividamento que contabiliza 30%”, revelou o advogado.

 

Outra questão levantada na palestra foi a necessidade de se instruir e preparar as equipes dos departamentos financeiros das instituições. “A política de cobrança já deve ser trabalhada na IES desde a matrícula do aluno, com um contrato de prestação de serviços bem formulado e devidamente assinado. Além disso, é primordial para uma instituição de ensino estar atualizada com a legislação vigente”, aconselhou.

A próxima cidade a receber a Jornada Regional será São José do Rio Preto. O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de junho, no Hotel Plaza Inn Nacional.

Evento reúne 220 participantes