A Viagem Internacional para Gestores de Instituições de Universidade chega ao seu terceiro dia. Nesta quarta-feira, dia 20, foram realizadas três diferentes visitas.

A primeira, na California State University, campus East Bay, propiciou um panorama a respeito do sistema de ensino superior público da Califórnia, em uma palestra por Ray Wallace, Diretor Executivo. Em seguida, Rhonda Johnson, do Departamento de Ajuda Financeira, explicou como funciona o financiamento estudantil para os alunos norte-americanos, mostrando as diversas formas pelas quais uma família de baixa renda pode completar os custos necessários para um jovem freqüentar a universidade.

Após o almoço, o grupo visitou a Associação de Escolas e Faculdades da Costa Oeste, onde Richard Winn dissertou a respeito de acreditação e avaliação para instituições de ensino superior nos Estados Unidos. Explicou que todas as agências de acreditação são órgãos privados, autorizados pelo governo federal – mas sem influência deste – a avaliar e emitir certificações para as diversas instituições, inclusive as públicas. Contou um pouco a respeito do processo de acreditação, e como as escolas pedem e até pagam por isso, pois de outra forma perderiam o apoio financeiro do governo.

O dia terminou com uma visita breve ao Embaixador Maurício Costa, Cônsul do Brasil em São Francisco, que recebeu o grupo e parabenizou a iniciativa da viagem.

Confira a cobertura dos outros dias da Viagem Internacional para Gestores de Universidades, realizada pela parceria entre Semesp, Intercâmbio Global e Institute of International Education:

Domingo – 17/05 – Começa Viagem Internacional para Gestores de Universidades

Segunda-Feira – 18/05 – Mills College e Stanford University

Terça-Feira – 19/05 – Segundo dia de visitas técnicas continua com mais duas palestras.

Por George Amaral – Diretor de Marketing do Semesp – Direto de São Francisco

Financiamento estudantil e acreditação para instituições de ensino superior foram os temas do terceiro dia da viagem internacional