O primeiro dia da Viagem Internacional para Gestores de Universidades, realizada pelo Semesp em parceria com a Intercâmbio Global e o IIE – Institute of International Education, neste domingo, dia 17, contou com a apresentação de Regan Ronayne, diretora de programa da Universidade de Berkeley, sobre o ensino superior norte-americano. A educadora mostrou a evolução das instituições daquele país, desde seu início no século XVIII, os vários tipos existentes, suas classificações e programas de formação, além da estrutura de gestão mais comum nos EUA.

Em seguida, Rodrigo Capelato, Diretor Executivo do Semesp, mostrou um panorama do ensino superior no Brasil para os participantes.

Durante o dia, o grupo de estudos realizou um breve passeio pelos pontos turísticos de São Francisco, cidade base da viagem. À noite, Katka Letzing, Diretora de Programa do IIE, deu as boas-vindas e fez a abertura oficial da programação, explicando brevemente as ações do IIE em prol da educação ao redor do mundo.

O Brazilian University Managers International Tour in the USA levará mantenedores e gestores de instituições de ensino superior brasileiras para conhecer modelos de gestão de instituições norte-americanas em San Francisco e Vale do Silício durante 8 dias. O objetivo da viagem é conhecer as práticas de gestão do ensino superior norte-americano, tanto em grandes universidades quanto em faculdades menores.

As próximas universidades que o grupo visitará serão Mills College e Stanford University.

Direto de São Francisco, George Amaral, Gerente de Marketing do Semesp.

Universidades de Berkeley e Stanford são as primeiras a serem visitadas