Objetivo: Capacitar e atualizar os responsáveis pela operação dos sistemas e-MEC e SIEDSup, principalmente no que tange as protocolizações de processos e inclusões de dados eletrônicos de forma correta, visando uma tramitação sem diligências e com informações que demonstrem a realidade do processo pleiteado, facilitando assim as análises e avaliações dos responsáveis técnicos do MEC e dos avaliadores do INEP. O curso aborda todos os passos necessários para os protocolos, tramites e preenchimentos de informações eletrônicas que antecedem a visita in loco dos membros do INEP, para fins de expedição de ato autorizativo (credenciamento e recredenciamento; autorização, reconhecimento e renovação).

PROGRAMA:
Formulário Eletrônico do E-MEC

– Acesso ao sistema (CPF e senha do mantenedor e do pesquisador institucional);
– Funcionalidade do ambiente mantenedora (cadastrar e selecionar mantida; dados da mantenedora; alterar dados pessoais; caixa de mensagem);
– Funcionalidade do ambiente pesquisador institucional (credenciamento e recredenciamento de IES; autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos; componentes educacionais: corpo docente e componente curricular; infra-estrutura física; dados da mantida; alterar dados pessoais);
– Detalhamento das informações que devem ser preenchidas nos itens pertencentes a cada tipo de processo (credenciamento, recredenciamento, autorização, reconhecimento e renovação);
– Quando e como gerar o boleto com a taxa de avaliação?;
– Novidades que começaram a vigor a partir de 2009.

Formulário Eletrônico do SIEDSup

– Acesso ao sistema (usuário e senha MANT e MASTER);
Funcionalidade do ambiente cadastro (mantenedora/instituição; cursos/ habilitações – graduação e seqüencial; validação pela IES; alteração de senha; docente);
– Funcionalidade do ambiente avaliação (instruções; andamento; docentes; importar docentes; coordenador; indicadores a serem avaliados; documentos; relatórios; fechamento; pagamento; pendências;
– Ficha de cadastro docente: autorização e reconhecimento;
– Autorização de cursos (Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia): detalhamento das informações que devem estar contidas nas dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações físicas;
– Reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos: detalhamento das informações que devem estar contidas nas dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente, discente e técnico-administrativo e instalações físicas;
– Credenciamento de IES: detalhamento das informações que devem estar contidas nas dimensões: organização institucional; corpo social e instalações físicas;
– Recredenciamento de IES: detalhamento das informações que devem estar contidas nas dimensões: missão e PDI; políticas de ensino, pesquisa e extensão; responsabilidade social; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal, carreira, aperfeiçoamento e condições de trabalho; organização e gestão; infra-estrutura física e recursos de apoio; planejamento e avaliação; política de atendimento aos discentes; sustentabilidade financeira.

Público Alvo: Secretária Acadêmica, Diretores ou Pró-Reitores Acadêmicos, Coordenadores de cursos, Pesquisadores Institucionais, Professores Universitários, Assessores Educacionais e todos aqueles interessados em atualizar-se na sistemática de trabalho no ensino superior junto ao MEC e INEP.
 
Local e data:

Faculdade Ilape – SCS, Ed. Venâncio 2000, 8º andar, Brasília (DF).

Dias 27 e 28 de março de 2009 (6ª feira e sábado), das 8h30min às 12h30min e das 14h às 18h.

Investimento:
R$ 1.600,00 (individual) para inscrições efetivadas até 9/3/2009.
R$ 1.800,00 (individual) para inscrições efetivadas a partir de 10/3/2009.

Informações e Inscrições:
Tel/fax: 61-3201-1752 (13h às 22h) ou 61-8546-4832 (9h às 22h)
E-mail: [email protected] ou [email protected]
www.ilape.edu.br  ou    www.faculdadeilape.edu.br

Brasília – DF, 27 e 28 de março de 2009