voltar
TEMAS:

Legislação Educacional e Aspectos Societários e Associativos Controversos
José Roberto Covac – Consultor Jurídico do SEMESP e ABMES e Sócio da Covac Sociedade de Advogados e da Covac Educação & Soluções

Legislação Educacional: Registro de Diplomas; Recursos ao CNE e CTAA, Protocolo de Compromisso; Supervisão do MEC; EAD, Núcleo Docente Estruturante, Hora-aula X integralização de cursos; Plano de Carreira; Aspectos de Avaliação e Regulação dos Instrumentos de Avaliação; Atividades Complementares.

Aspectos Societários e Associativos Controversos: Sucessão de Sócios, Associados e de Pessoas; Necessidade de Governança; Profissionalização de Mantenedores e Empregados; Acordos de Sócios; Problemas comuns nas Sociedades e nas Associações; Melhores e Piores Práticas.

Avaliação Acadêmica e os processos administrativos das IES
Ana Cristina Canettieri – Ex-Assessora Técnica do MEC e diretora geral da CADEC – Consultores Associados de Educação.

A Avaliação Acadêmica como orientadora dos processos administrativos das IES. As ferramentas e indicadores para gestão do instrumento de avaliação externa. Demonstração de cases e soluções estratégicas com foco em qualidade.

Mercado e Gestão

o Índices do Mercado Financeiro Educacional
Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do SEMESP

Panorama dos índices fundamentais para a gestão financeira das IES; números voltados para o Brasil, Estado e Região.

o Gestão da Inadimplência Educacional
Luis Fernando Rodrigues – Fundador do grupo Camargo Rodrigues, Instrutor do SERASA e Diretor da Abrade

Ferramentas eficazes que inibem a inadimplência e que permitem uma recuperação rápida de recursos.

o Gestão Financeira para Instituições de Ensino Adriano Dias Sousa – Diretor Financeiro da Unisul 

Panorama dos índices fundamentais para a gestão financeira das IES; números voltados para o Brasil, Estado e Região. Controles de fluxo financeiro para as Instituições de Ensino. Previsões, custos, orçamentos e investimentos para uma gestão competente das finanças das IES.

Endomarketing Educacional e Gestão de Pessoal
Lucia Helena da Silva – Diretora Administrativa da ETEP Faculdades.

Wesley Nogueira Barbosa – Diretor Financeiro da ETEP Faculdades.

Modelo de Gestão de Pessoas totalmente implantado, seus desafios e resultados.

As modernas práticas para conquistar satisfação, comprometimento e engajamento dos colaboradores administrativos e acadêmicos. A comunicação entre as áreas Administrativa, Acadêmica e o Mercado utilizada para dar equilíbrio às diversidades culturais da instituição, propiciando desenvolvimento institucional. Como alcançar a convergência de esforços do capital humano em torno de metas institucionais e agregar valor ao negócio.

PALESTRANTES:

Ana Cristina Canettieri
Administradora, com pós-graduação em Gestão Universitária e Didática do Ensino Superior, com módulos desenvolvidos na Universidade de Montreal, Canadá e na Universidade de Salamanca, Espanha. Palestrante e professora da pós-graduação. Tem vasta produção técnica relacionada à legislação educacional. Publica regularmente artigos em revistas especializadas da área da Educação. Realizou viagens de estudo para os seguintes países: Alemanha – cursos tecnológicos – Inglaterra e Áustria – ensino a distância, Argentina e Chile – gestão universitária Finlândia e Suécia – sistemas educacionais de sucesso na avaliação internacional do PISA – Irlanda – o tigre europeu da educação. Durante o período de 1980 a 1991 foi Assessora Técnica do Ministério da Educação, em Brasília. É diretora geral da CADEC – Consultores Associados de Educação.

José Roberto Covac
Sócio da Covac Sociedade de Advogados e da Covac Educação & Soluções, Consultor Jurídico do SEMESP e da ABMES, Coordenador do Curso de Direito Educacional do CEU.

Autor dos Livros: Contrato de Prestação de Serviços Educacionais: Comentários, Legislação e Jurisprudência e Manual da Convenção Coletiva de Trabalho.

Rodrigo Capelato
Economista formado pela FEA/USP e Especialista em Tecnologia da Informação. Assessor Econômico e Diretor Executivo do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, Responsável pelo SINDATA – Sistema de Informações do Ensino Superior Particular.

Luis Fernando Rodrigues
Advogado, pós-graduado em Direito Educacional, MBA em Administração, Administração e Finanças pela Universidad Carlos III – Madrid, Planejamento Estratégico e Curso de extensão Internacional na UCLA – Los Angeles – USA. Fundador do grupo Camargo Rodrigues, Instrutor do SERASA, Diretor da Abrade, Docente em Direito Empresarial das Faculdades Oswaldo Cruz, Consultor na área Jurídico Educacional, Palestrante sobre Inadimplência Educacional em todo Território Nacional e Autor dos Livros “Como Reduzir a Inadimplência em Estabelecimentos de Ensino” e “Gestão da Inadimplência Educacional”.


Adriano Dias Sousa
Diretor Financeiro da Unisul (www.unisul.br), Economista com MBA em Finanças Empresariais pela FGV. Autor de diversos artigos e livros sobre gestão econômica, com destaque para a 2ª edição do livro “Gestão Efetiva – Capacitando a Equipe a Realizar Objetivos” (2008). Coordena o FinancIES – Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil.

Lucia Helena da Silva
Graduada em Administração de empresas pela Universidade de Barra Mansa – RJ, com MBA em Estratégia Industrial e Gestão de Negócios pela Universidade Federal Fluminense – RJ, Auditora de ISO 9001/2000 pela DNV – Det Norske Veritas e especialização em Gestão Estratégica com Balance Score Card pelo IBEMC SP.
Com experiência profissional adquirida no setor de serviços e indústria, nas atividades de Planejamento Estratégico, Estrutura de custos e Análise de Resultados, atua no segmento educacional há três anos, atualmente como Diretora Administrativa da ETEP Faculdades em São José dos Campos.

Wesley Nogueira Barbosa
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Paraná, Pós-graduado em International Business and Management pela University of California – Davis (USA), e Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela UNIFECAP.
Experiência profissional adquirida em empresas de grande porte, nas áreas Administrativa, Financeira e de Controladoria. Atua no segmento de Educação há quatro anos, como Diretor Financeiro da ETEP Faculdades.

 

voltar