Foi instalada em Brasília, no último dia 18 de dezembro, a Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Superior. O evento contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), do presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), do presidente da Comissão de Educação do Senado, Sérgio Zambiasi (PTB-RS), do coordenador da Frente, deputado João Matos (PMDB-SC), além de representantes de entidades do setor.

Inspirada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp, em conjunto com outras entidades, a nova Frente já recebeu a adesão de 34 deputados e senadores de vários partidos, cuja atuação terá como objetivo propor medidas que contribuam para o desenvolvimento da educação superior do país.

“Acredito no sucesso dessa empreitada”, afirmou Arlindo Chinaglia durante o evento, lembrando que a frente terá grandes desafios, como superar o fato de o Brasil ainda ter apenas 11% da população de 18 a 24 anos no Ensino Superior, índice muito abaixo de outros países, como a Argentina e o Chile. “Acho que o trabalho do grupo vai ajudar o Brasil a enfrentar o estrangulamento da Educação; vai ajudar o Brasil a formar mais e melhor seus cidadãos, além de permitir uma maior distribuição de renda”, completou.

O coordenador da Frente, João Matos, disse que “a sociedade tem se organizado em torno de grupos de parlamentares com o objetivo de defenderem seus interesses. Esse grupo, no entanto, se propõe a contribuir para o desenvolvimento do Ensino Superior como um todo, ou seja, o público e o privado”. Para ele, a Frente será o “elo entre o Legislativo e o Executivo, buscando soluções para os problemas do Ensino Superior”.

O presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, destacou que “a prioridade da Frente será conter o detalhismo das portarias, decretos, leis, resoluções etc que tolhem o Ensino Superior Privado e que, muitas vezes, são impostas ao arrepio da própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação”. Segundo o dirigente, “é necessário um esforço grande para expandir o Ensino Superior Brasileiro, mas que não seja feito em detrimento do Ensino Básico e Médio, como temos visto acontecer hoje no Brasil”.

Além do presidente do SEMESP, estiveram presentes no evento o presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, Gabriel Mário Rodrigues; o vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino – CONFENEN, Paulo Gomes Cardim; o conselheiro da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC, fusão das antigas Associação de Educação Católica do Brasil – AEC do Brasil, Associação de Ensino Superior Católico – ABESC e Associação Nacional de Mantenedoras de Escolas Católicas do Brasil – ANAMEC, padre Christian de Darchifondene, além de 12 mantenedores de Instituições de Ensino Superior. A outras entidades que também lideram a formação da Frente Parlamentar são a Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP, a Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas – ABRAFI e a Associação Nacional dos Centros Universitários – ANACEU.

No último dia 18 de dezembro, foi instalada em Brasília a Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Superior. O evento contou com a presença de deputados, senadores, mantenedores e representantes de entidades do setor privado de educação superior.