Na próxima terça-feira, 18 de dezembro, será instalada em Brasília a Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Superior. Iniciativa do SEMESP em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, a Associação Nacional dos Centros Universitários – ANACEU, a Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP, a Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas – ABRAFI, a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino – CONFENEN e com deputados e senadores, a Frente nasce com o objetivo de promover e difundir a importância e as reais necessidades do setor particular de ensino superior junto aos Poderes Legislativo e Executivo. O coordenador da Frente será o deputado federal João Matos (PMDB-SC) que garante já haver um grupo de parlamentares interessados em abraçar a causa.

A Frente Parlamentar irá propor medidas que contribuam para o desenvolvimento da educação superior do país, tais como o acompanhamento da legislação vigente, a proposta de melhorias na aplicação de políticas públicas para a Educação e o encaminhamento de propostas relacionadas à legislação do ensino superior que garantam a segurança jurídica nas relações de ensino. O grupo irá realizar, ainda, simpósios, seminários e outros eventos para debater os projetos de lei ligados ao segmento.

Para o presidente do SEMESP, Hermes Ferreira Figueiredo, a formação da Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Superior, buscará “evitar a criação de projetos elaborados aleatoriamente por autoridades que desconhecem a complexidade do setor. O segmento já sofre com a carga excessiva de leis, decretos, portarias e outras medidas que impõem uma burocracia que atravanca o sistema, mesmo sendo o setor particular o grande responsável pelo crescimento da educação superior no país, respondendo por 73% das matrículas”. O dirigente acredita que a formação da Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Superior representa um marco nas relações do setor privado de educação com o poder público. “Através dela poderemos alcançar conquistas importantes que possam efetivamente trazer benefícios à educação superior como um todo”, conclui Figueiredo.

Na próxima terça-feira, 18 de dezembro, será instalada em Brasília a Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Superior, com o objetivo de promover e difundir a importância e as reais necessidades do setor particular de ensino superior junto aos Poderes Legislativo e Executivo.