• Na solenidade de abertura do 9º Conic-Semesp realizada nesta manhã em São Paulo, presidente falou sobre a criação do PAC da Ciência e Tecnologia, com investimentos de R$ 41 bilhões até 2010.

• Os ministros Fernando Haddad, da Educação, Sergio Resende, da Ciência e Tecnologia, Orlando Silva, do Esporte, e Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, além do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, e do presidente da UNE Augusto Chagas, também participaram do evento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu nesta sexta-feira (13), na FMU – Campus Liberdade, em São Paulo, a 9ª edição do Congresso de Iniciação Científica (Conic-Semesp), organizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

O Congresso, considerado o evento de iniciação científica mais importante do calendário do ensino superior brasileiro, é voltado a estudantes de graduação de instituições públicas e particulares do Brasil e do exterior, orientados por professores mestres ou doutores, e acontecerá de hoje (13) a sábado (14).

Além do presidente Lula, os ministros Fernando Haddad, da Educação, Sergio Resende, da Ciência e Tecnologia, Orlando Silva, do Esporte, e Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, além do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e do presidente da UNE Augusto Chagas, também participaram do evento.

Em seu discurso, o Presidente Lula enfatizou a importância do 9º Conic para a transformação social do país. “Chegamos ao século 21 com a consciência que é preciso fazer um investimento em pesquisa, caso o Brasil queira dar saltos econômicos maiores e chegar a ser a quinta potência mundial. Por este motivo, até 2010 faremos um investimento de 41 milhões de reais no PAC da Ciência e Tecnologia”, comunicou.

O presidente também chamou atenção para o papel do setor de ensino superior privado. “O Estado não cumpriu suas obrigações com a educação e, graças ao ensino privado, não temos apenas uma parcela ainda menor de brasileiros na faculdade. O ensino privado democratizou a educação superior no Brasil”, disse.

A importância do setor também foi lembrada pelo presidente do Semesp, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo. “O setor privado tem sido um grande parceiro do Brasil empregando 392 mil professores e funcionários administrativos e dando oportunidade de acesso ao ensino superior a milhões de jovens anualmente. As instituições particulares abrigam cerca de 3,7 milhões de alunos, o que representa 75% do total de jovens matriculados no ensino superior. No mercado de trabalho, mais de 90% dos jovens empregados em todos os segmentos da economia nacional são oriundos das instituições privadas de ensino superior”, afirmou o educador.

2 mil alunos participam do Conic 2009

O Conic-Semesp já é considerado o maior congresso de iniciação científica do Brasil. Os projetos devem se enquadrar em uma das cinco áreas do conhecimento (Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias), nas categorias “Concluído” ou “Em andamento”. No ano passado, o evento recebeu 1.200 trabalhos, com a participação de mais de 3.000 pessoas.  Este ano, participam mais de 2.000 alunos pesquisadores de 198 instituições públicas e privadas de todo o país. Cerca de 800 professores avaliarão os 1.300 trabalhos inscritos.

O objetivo principal do evento é despertar o interesse dos estudantes universitários, a vocação para a pesquisa científica e inovação tecnológica. Voltado a estudantes de graduação de instituições públicas e particulares do Brasil e do exterior, orientados por professores mestres ou doutores.

Este ano, o tema homenageia o bicentenário de nascimento de Louis Braille (1809-1852), criador do sistema Braile de leitura e escrita, adotando como slogan uma de suas citações: “Se os meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre ideias e doutrinas, terei de encontrar uma outra forma”.

Mesas Redondas

A edição deste ano conta, pela primeira vez, com mesas redondas. Serão cinco temas abertos e gratuitos ao público, que acontecerão no auditório da FMU, no 5º andar do bloco A. No dia 13, das 14 às 15h40,  “A Iniciação Científica no Brasil” abre os debates, buscando apresentar os melhores caminhos para o estudante interessado na Pesquisa Científica. E das 15h40 às 17h30, a palestra sobre “Empreendedorismo no Ensino Superior” tentará traçar as melhores maneiras de estudantes do ensino superior começarem seus próprios negócios.  No dia 14, serão três mesas redondas: “A Inclusão Social do Deficiente Visual”, das 10h30 às 12 horas, com representantes da Fundação Dorina Nowill. A “Mobilidade Estudantil e Intercâmbio”, das 13 às 14h30, mostrará a importância da experiência internacional para a formação do estudante. E, das 14h30 às 16 horas, a palestra “Mercado de Trabalho, Estágio e Capacitação” fechará o círculo de debates.

Premiação

Haverá uma premiação ao 1º colocado de cada uma das cinco áreas do Conhecimento nas categorias Concluído e Em andamento e também um prêmio especial para o trabalho da categoria Concluído, dentre os premiados, que se caracterizar como voltado ao desenvolvimento e compromisso social. Os trabalhos premiados cujo Autor ou Coautores estiverem presentes na cerimônia de entrega receberão o valor do prêmio, conforme as regras do Regulamento, acrescido de 50% do valor. Esse critério não incide sobre o prêmio especial.  Além dos prêmios, será expedido um Certificado para todos os Autores, Coautores e Orientadores dos projetos apresentados.

Serviço

9º Conic-Semesp
Datas das apresentações: 13 e 14 de novembro de 2009
Local: FMU – Campus Liberdade – Casa Metropolitana de Direito
Endereço: Av. Liberdade, 749, Liberdade, São Paulo – SP
Informações: www.semesp.org.br
E-mail [email protected]