Realizado pelo Semesp, o maior fórum educacional da América Latina acontece nos próximos dias 26 e 27 de setembro, em São Paulo. O tema dessa edição é a mudança do Mindset da educação.

O termo Mindset, cunhado psicóloga Carol S. Dweck, da renomada Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, está no centro das discussões de pensadores contemporâneos ligados à área de Educação e tem provocado uma revolução em vários campos ao defender que a “configuração da mente” de um indivíduo é a chave para determinar suas atitudes, comportamentos, decisões e, consequentemente, uma visão de mundo positiva ou negativa.

Dando continuidade ao tema de 2018 do Fnesp, a Revolução 4.0, a 21ª edição do maior fórum educacional da América Latina volta seu olhar para a questão da mudança de Mindset na área da Educação. Ao longo de dois dias (26 e 27 de setembro), palestrantes de diversas áreas estarão no palco do Fnesp, evento realizado pelo Semesp, para jogar luz sobre questões que permeiam a ideia da reconfiguração da mente na esfera do Ensino Superior, com exemplos de IES que mudaram seu Mindset institucional.

“A 4ª Revolução Industrial está trazendo uma série de mudanças significativas em todos os aspectos, inclusive na forma como as organizações precisam lidar com questões administrativas, acadêmicas, pedagógicas etc.”, afirma Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp. “Essas transformações exigem uma mudança de Mindset de nossas lideranças, porque não dá mais para fazer as mesmas coisas nesse mundo em transformação e esperar pelos mesmos resultados”, continua. “Para obter resultados diferentes, é preciso que as IES façam coisas diferentes, o que exige uma drástica mudança na forma de pensar”.

A partir dessa premissa, o evento trará em sua programação a discussão de tópicos como “Reconfigurando o Mindset Organizacional”, “Ensino à Prova de Robôs”, “Aprendizagem Preditiva e Machine Learning”, “O Poder da Transformação da Educação”, entre outros. Entre os palestrantes, nomes como o jornalista Milton Jung; David Garza, da Tec de Monterrey, no México; Francisco Marmolejo, do Banco Mundial; Eric Mazur, da Universidade de Harvard; e do filósofo Leandro Karnal, entre outros.

Confira a programação completa

As inscrições para participar do 21º Fnesp já estão abertas e podem ser realizadas no site do evento.