12ª Pesquisa de Inadimplência, realizada com as instituições de ensino superior pelo Semesp, apontou que a inadimplência de alunos recuou 1% em todo o Brasil e também no Estado de São Paulo em 2017, registrando 8,93% para as mensalidades com atraso acima de 90 dias. Para o total das pessoas físicas, a inadimplência registrou queda de 12% no mesmo período, ficando em 5,25%.

“A leve queda da inadimplência, mesmo em um ano de crise econômica e drástica redução na oferta de vagas do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, pode ser explicada pelo esforço das instituições de ensino superior na renegociação das dívidas e na ampliação da oferta de crédito estudantil próprio por meio do parcelamento das mensalidades por períodos superiores ao do curso”, disse Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.

As projeções da Assessoria Econômica do Semesp, realizadas com base em indicadores de atividade econômica, número de contratos do Fies e entrevistas com mantenedores de IES, apontam para aumento da inadimplência para mensalidades com mais de 90 dias de atraso, devendo ficar em torno de 9,05% em 2018.

“Essa projeção de aumento da inadimplência em 2018 deve-se ao prolongamento da crise econômica, agravada pelo cenário político totalmente indefinido, e mais uma redução na oferta de vagas do Fies. Além disso, a capacidade das IES em ofertar crédito próprio aos alunos vem se esgotando e a tendência, portanto, deverá ser de ligeiro aumento da inadimplência”, explica Capelato.

A íntegra da pesquisa, com o detalhamento completo, é só para os associados ao Semesp. Os jornalistas devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação.

Sobre a Pesquisa

12ª Pesquisa de Inadimplência foi realizada pela Assessoria Econômica do Semesp com as instituições de educação superior privadas por meio do Sindata – Sistema de Informações do Ensino Superior Particular.