Universidade Corporativa Semesp lança segunda de Gestão de Recursos Humanos em Instituições de Ensino Superior 

Especialista da Hays Group, Marisabel Ribeiro, mostra como redimensionar a força de trabalho para gerar maior produtividade

A Universidade Corporativa Semesp inicia nesta quinta-feira (dia 20), a segunda turma do Curso Gestão de Recursos Humanos em Instituições de Ensino Superior, com o objetivo de “desenvolver conhecimentos e habilidades sobre a gestão de pessoas e equipes e sobre as atividades funcionais e legais de gestão de recursos humanos específicas das instituições de ensino superior privado”, destaca o coordenador da Universidade Corporativa Semesp, Marcio Sanches, que é também coordenador de MBAs In Company pelo FGV Corporativo e professor de Estratégia Empresarial na EAESP-FGV, FIA e Centro Universitário Toledo, de Presidente Prudente.

Segundo Márcio “é muito importante, em tempos de crise, capacitar profissionais para um melhor exercício das atividades de gestor de recursos humanos contribuindo para a melhoria da eficiência na gestão e para a criação de equipes com lideranças competentes para geração de resultados de alta performance”.

A equipe convidada pelo Semesp para ministrar o curso é formada pelo diretor jurídico do sindicato, Dr. José Roberto Covac, que é especialista em Direito Educacional e autor de diversos livros e artigos sobre o ensino superior. Marisabel Ribeiro, mestre e doutora em Psicologia pela PUC-SP e atualmente gerente de Consultoria em Liderança &Treinamento da Hays Group do Brasil e

Marcos Vono, psicólogo com MBA em Recursos Humanos pela USP e professor de cursos de pós-graduação na área. Vono atuou como executivo de RH no Grupo Ibmec, Banco Santander, Quaker e Unilever.

Segundo Marisabel Ribeiro, hoje há necessidade das empresas redimensionarem a força de trabalho na busca de maior produtividade. “Os profissionais estão com sobrecarga de trabalho e o que mais se percebe é que muitos processos estão sendo feitos em duplicidade. Cabe ao líder gerenciar sua equipe com otimização de esforços para conseguir resultados mais produtivos”, adianta.

Para o professor Marcos Vono, os profissionais que trabalham com o setor de Recursos Humanos das IES devem ter maturidade para entender que todos os projetos, sejam eles em áreas como saúde ocupacional ou sociais, devem ser uma escolha estratégica da organização.  “Deve haver um link com a estratégia da empresa, respeitando os valores e a cultura da organização”.

Com carga horária de 16 horas, o curso foi estruturado para atender a demanda das próprias IES e será desenvolvido por meio de apresentações dialogadas, estudos de casos, aplicação de dinâmicas; role play (exercício de simulação) e dinâmicas de grupos, visando que os participantes contextualizem e coloquem em prática os conhecimentos e habilidades adquiridos em sala de aula.

Serviço

Curso: Gestão de Recursos Humanos em Instituições de Ensino Superior 

Disciplinas: Gestão contemporânea de pessoas em organizações empresariais brasileiras: tendências e perspectivas; O indivíduo e as organizações: estrutura, cultura, comportamentos e clima organizacional e a busca da alta performance pela gestão de pessoas; O papel e os desafios dos gestores de RH no desenvolvimento de suas atividades em organizações privadas de educação superior no Brasil; Aspectos funcionais da gestão de recursos humanos em IES: recrutamento, seleção, contratação e movimentação; treinamento e desenvolvimento; avaliação e desempenho e remuneração e benefícios; Aspectos Legais na gestão de recursos humanos das IES: convenções coletivas de trabalho para professores e auxiliares, relações contratuais em cursos de graduação e pós-graduação e processos de demissão.

Carga horária: 16 horas

Dias: 20 e 21 de agosto

Horário: das 9h às 18h

Local: Semesp

Endereço: Rua Cipriano Barata, 2.431, Ipiranga, São Paulo, SP, Brasil

Inscrições nos cursos e informações: http://www.uc.semesp.org.br

e-mail: [email protected] – Fone: 11 2069-4444. 

Sobre a Universidade Corporativa Semesp: Lançada em junho de 2014 pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior do Estado de São Paulo, tem como objetivo suprir a ausência de programas específicos para formação profissional no ensino superior privado. Para isso mantém um conjunto de formações para capacitar e qualificar os profissionais do ensino superior tanto no nível operacional (programas de aperfeiçoamento de docentes e técnicos administrativos, etc.) quanto no nível gerencial (programas de formação de coordenadores de curso e outras funções gerenciais: marketing, finanças, RH, TI, etc.), e até mesmo no de mantenedores (programas voltados às questões de caráter societário, de formação de sucessores, etc.). Seus cursos livres, presenciais e modulares, já formaram e capacitaram cerca de 300 profissionais e todos receberam o Certificado de Conclusão de Curso do Semesp.