A docente do curso de Nutrição da Universidade Guarulhos (UnG), professora Viviani Jaques de Campos, alcançou o segundo lugar na 3° edição do Prêmio Henri Nestlé, categoria Nutrição em Saúde Pública, pelo trabalho de mestrado em Nutrição.

Com o tema “Não experimentei e não gostei: aceitabilidade de papa de fígado de frango por lactentes e suas mães”, a professora desenvolveu uma receita caseira de papinha infantil, utilizando fígado de frango e vegetais.

Destinado a crianças de seis meses a um ano, o alimento é recomendado para a fase em que o bebê está deixando de ser amamentado com o leite materno e começa a comer papinhas, que, segundo a professora, muitas vezes não suprem a quantidade de ferro presente no leite da mãe. “A receita é rica nesse nutriente e ajuda na prevenção da anemia, tão comum nessa faixa etária”, explica Viviani.

A aceitabilidade da papinha entre as crianças e mães surpreendeu a docente. “As crianças gostaram bastante do alimento. As mães, que muitas vezes não comiam fígado e provaram do alimento sem saber do que era feito, adoraram”, disse.

A pesquisa concorreu na categoria profissional com trabalhos de mestrado, doutorado e pós-doutorado de todo o Brasil.