A versão em português do Design Thinking para Educadores já está disponível para download como recurso educacional aberto. Original da empresa americana Ideo, responsável por propagar o Design Thinking (DT), foi adapatado à realidade brasileira pela diretora do Instituto Educadigital, Priscilla Gonsales, em parceria com o professor Fabio Silveira e a jornalista Giulliana Bianconi.

O material consiste num livro base e um caderno de atividades. Segundo os autores do livro Design Thinking Brasil, o DT deve ser visto menos como metodologia e mais como abordagem. Se trata de uma maneira de pensar nova, que priorize as pessoas envolvidas e usufrua da participação coletiva, afim de criar soluções diante de desafios reais e atuais.

Ele propõe cinco etapas para lidar com um problema: descoberta, onde se define a abordagem a ser dada ao desafio; interpretação, o processo de aprendizagem; ideação, o reconhecimento de oportunidades; experimentação, aplicação concreta; e evolução, que serve como revisão e aprimoramento.
No campo da educação, o DT valoriza a troca de conhecimento entre estudante e docente, a interdisciplinariedade e a implantação de práticas lúdicas.

De acordo com a Ideo, DT é a convicção de que todas as pessoas podem ser parte da criação de um futuro mais desejável, e um processo de tomar iniciativa diante de um desafio complicado.

Haverá um lançamento oficial do site, que já está no ar, no Congresso Gife, que acontece em São Paulo entre os dias 19 e 21 de março.