A estudante de Fisioterapia Raiany Santos da Silva apresenta trabalho durante o primeiro dia do 20º Conic-Semesp

Realizado pela primeira vez de forma 100% online e gratuita, o 20º Conic-Semesp trouxe nesta terça, 8, uma série de apresentações de trabalhos de iniciação científica em quatro diferentes áreas Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas.

A estudante de Fisioterapia Raiany Santos da Silva, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, apresentou o trabalho Investigação da Performance de Idosos na Realização de Jogo Virtual durante a Pandemia da Covid-19. Raiany avaliou o desempenho do uso de uma ferramenta virtual para a realização de atividades físicas por idosos no período da pandemia. “Esse é um estudo transversal que faz parte de uma pesquisa maior e multidisciplinar”, explicou a estudante. “O objetivo foi avaliar o uso dessa ferramenta por idosos, um dos grupos de risco da Covid-19 e que tem sofrido com o aumento de um comportamento sedentário em razão das medidas de isolamento social”, completou. Segundo a estudante, o estudo verificou que houve uma melhora no desempenho dos idosos em jogos de realidade virtual, um desempenho semelhante ao de adultos, o que releva que a idade não é um fator limitante para o aprendizado.

20º Conic-Semesp tem início virtualmente

Apresentação do trabalho Revisão Narrativa de Literatura sobre Famílias Chefiadas por Mulheres: Avanços e Desafios frente a Monoparentalidade

Família chefiadas por mulheres

A estudante de Ciências Sociais da UNIFAC, Nayara de Jesus Vaz, apresentou o trabalho Revisão Narrativa da Literatura sobre Famílias Chefiadas por Mulheres: Avanços e Desafios frente a Monoparentalidade. Nayara começou a explanação falando sobre a luta das mulheres pela ampliação da cidadania, em especial por uma maior autonomia física, econômica e de decisões, conceituando em seguida o que são famílias monoparentais femininas, em que apenas a mãe está presente no domicílio, destacando a vulnerabilidade social que marca essas famílias. De acordo com a estudante, é preciso políticas públicas com enfoque na inclusão de mulheres para que haja, por exemplo, redução de pobreza por meio de geração de renda e de emprego, etc. “A pobreza afeta de forma desigual homens e mulheres e, mesmo com maior resiliência, as mulheres necessitam de aumento da sua autonomia”, concluiu.

Os estudantes Marcelo Mantovani Fessore e Guilherme Henrique Domingues José, da Faculdade de Educação São Luís, apresentaram uma proposta de sensor para correção ergonômica dos usuários de computador

Aplicativo para monitorar postura

Diante da pandemia de Covid-19, que suspendeu o ensino presencial e impôs um novo formato de trabalho, com a realização de reuniões e eventos on-line, as pessoas passaram a ficar muito mais tempo sentadas à frente de um computador. Em razão dessas mudanças na rotina de alunos e profissionais, os estudantes Marcelo Mantovani Fessore e Guilherme Henrique Domingues José, da Faculdade de Educação São Luís, apresentaram uma proposta de sensor para correção ergonômica dos usuários de computador. De acordo com os estudantes, problemas de saúde relacionados à postura, digitação e visão são frequentes e também já são responsáveis por grande parte das lesões por esforço repetitivo.

Para solucionar o problema e diminuir a incidência de problemas de saúde, o projeto dos alunos prevê a instalação de sensores nas cadeiras dos usuários. Esses sensores serão conectados a um aplicativo, que irá monitorar a postura do usuário e emitir alerta e sinalização de correção da postura. Se um ou mais sensores não forem ativados, os ícones correspondentes ficarão na cor vermelha e o aplicativo irá avisar que a postura está incorreta, explicou Marcelo Fessore.

A estudante de Ciências Sociais do Centro Universitário de Jaguariúna (FAJ), Barbara Cristina de Oliveira, apresentou pesquisa sobre o teletrabalho

A relevância do teletrabalho

Outro trabalho que teve como foco a pandemia da Covid-19 foi O Teletrabalho e a Nova Configuração do Mundo do Trabalho, apresentado pela estudante de Ciências Sociais do Centro Universitário de Jaguariúna (FAJ), Barbara Cristina de Oliveira. A estudante pontuou que o tema é antigo, mas ganhou uma nova relevância com a pandemia. ” A sociedade está em constante transformação e a tecnologia mudado as rotinas das empresas, agregando maiores benefícios com um custo menor”, avaliou Barbara. A estudante explanou sobre as quatro revoluções industriais e como a automação dos processos das empresas têm preocupado os trabalhadores, afirmando a necessidade e importância do teletrabalho no mundo de hoje. “A modalidade, inclusive, precisou ser inserida de forma expressa na legislação com a aprovação da reforma trabalhista”, lembrou. Segundo Barbara, mesmo após o fim da pandemia, o teletrabalho deve encontrar respaldo na sociedade, principalmente diante das vantagens para as empresas e trabalhadores.

Bruna Franco de Lima, do curso de Administração do Centro Universitário de Jaguariúna (FAJ), apresentou o trabalho Impacto da Previdência Social em Recursos Humanos

A reforma da previdência e o perfil etário dos trabalhadores

A estudante Bruna Franco de Lima, do curso de Administração do Centro Universitário de Jaguariúna (FAJ), apresentou o trabalho Impacto da Previdência Social em Recursos Humanos, em que disserta sobre como as mudanças relativas à idade mínima e tempo mínimo de contribuição para aposentadoria influenciarão no setor de Recursos Humanos das empresas. Segundo Bruna, com o aumento da idade dos profissionais, as empresas sofrerão, por exemplo, com um maior custo dos planos de saúde, o segundo maior elemento, depois da folha de pagamento, que mais pesa entre os gastos do RH. A estudante aponta também um possível impacto social causado pela reforma, com uma saturação do mercado de trabalho e um aumento de desemprego entre os jovens ou entre os profissionais com mais experiência.