Prof Hermes Ferreira Figueiredo durante a abertura virtual do 20º Conic-Semesp

A vigésima edição do maior congresso de iniciação científica do Brasil, o Conic-Semesp, teve início na manhã desta terça, 8, com uma abertura virtual no Youtube. Realizado pela primeira vez de forma 100% online e síncrona, em razão da pandemia da Covid-19, o congresso tem como objetivo identificar talentos e estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

“Nosso objetivo com a realização do 20º Conic-Semesp é valorizar e honrar a iniciação científica desse país em um ano tão desafiador como 2020, dando nosso apoio ao desenvolvimento intelectual dos alunos do ensino superior e valorizando ideias, propostas e estudos que demonstram a importância da pesquisa”, discursou o Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do Semesp. “Por isso, mesmo sendo desafiador realizar um evento como esse de forma online, o Semesp não poderia deixar de fazer o Conic-Semesp em 2020”.

Ao todo, foram mais de 1,3 mil trabalhos inscritos no evento realizado pelo Semesp e que, em 2020, conta com a parceria de quatro instituições de ensino: Unifeob, Unifenas, UniProjeção e Fundação Santo André, cada uma responsável por uma área de conhecimento: Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas.

“Quero destacar a importância e magnitude do Conic-Semesp e destacar que é na graduação que se desperta o interesse pela pesquisa”, afirmou o reitor da UNIFEOB, José Roberto Almeida Junqueira, durante a abertura do evento. “Em um ano difícil como 2020, fica ainda mais evidente que o Brasil precisa mais do que nunca de pesquisa e estímulo para que os alunos sigam esse caminho”.

“A iniciação científica é um diferencial para os profissionais, já que desenvolve competências e habilidades importantes”, reforçou Mário Sérgio Swerts, pró-Reitor Acadêmico da UNIFENAS. “Nós apoiamos e executamos pesquisa e é isso que as IES devem fazer”, pontuou.

Também participaram da abertura do Conic-Semesp, a vice-presidente e a diretora do Semesp, Lúcia Maria Teixeira e Cecília B. Pires Tavares de Anderlini, respectivamente. “Esse é um dia especial para a pesquisa, o conhecimento e a educação. É por meio dessas ferramentas que iremos fazer um novo país, um novo mundo”, declarou Lúcia Teixeira. Para Cecília Anderlini, é a pesquisa que leva à resolução dos grandes problemas da humanidade. “Acompanho o Conic-Semesp desde seu início e é uma alegria ver a evolução da organização do congresso e dos trabalhos apresentados”, disse.

Diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou estudo socioeconômico do perfil dos estudantes participantes do 20º Conic-Semesp

No fim da abertura, o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou  um estudo socioeconômico com o perfil dos alunos participantes do congresso com base numa amostra de 2.543 inscritos no 20º Conic-Semesp estudantes de 181 instituições de ensino superior privadas e públicas, em sua maioria da região sudeste (91,6%). “A finalidade é mostrar os indicadores socioeconômicos atualizados dos alunos de iniciação científica, como trabalho, renda, valor da mensalidade, financiamentos, bolsas, tempo de dedicação ao projeto de iniciação científica, procedência do aluno, entre outros”, afirmou Capelato.