O Censo da Educação Superior 2007 realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e divulgado no dia 02 de fevereiro confirmou as projeções do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp pelo terceiro ano consecutivo. O número de matrículas revelado pelo Censo corroborou as estatísticas do Semesp repercutidas durante as Jornadas Regionais, realizadas no primeiro semestre de 2008, e comprovaram o alto grau de confiabilidade da Assessoria Econômica da entidade.

Segundo o Sindicato, em 2007, as instituições de ensino no Brasil teriam 4,9 milhões de alunos matriculados, sendo 3,68 milhões na rede privada, valores muito próximos do que mostrou o Censo da Educação Superior: 4,9 milhões de alunos matriculados no Brasil, sendo 3,64 milhões na rede privada. Já no Estado de São Paulo, de acordo com as projeções do Semesp, haveria em 2007 1,3 milhão de alunos, sendo 1,10 nas IES particulares. De acordo com o Censo, as matrículas chegaram a 1,3 milhão, sendo 1,16 milhão em instituições privadas no estado.

O número de matrículas revelado pelo Censo da Educação Superior 2007 corroborou as estatísticas do Sindicato repercutidas durante as Jornadas Regionais, realizadas no primeiro semestre de 2008