Depois do sucesso da primeira edição, realizada no 20º FNESP em 2018, o HackLab acontecerá mais uma vez durante o maior fórum de ensino superior da América Latina, dos dias 25 a 27 de setembro,  em São Paulo. O HackLab Fnesp é uma maratona empreendedora em que estudantes universitários têm a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais do ensino superior brasileiro.

As soluções, desenhadas por meio da visão e experiência do jovem estudante e aliadas aos desafios das Instituições de Ensino Superior, serão apresentadas a mais de 700 gestores educacionais durante a sessão final do 21º FNESP – O Maior Fórum de Educação Superior da América Latina.

“Hacklabs são espaços físicos em formato de laboratório comunitário visando a solução de problemas em grupo”, explica Fábio Reis, diretor de Inovação e de Redes de Cooperação do Semesp. “Eles seguem uma tendência contemporânea chamada cultura maker que trabalha na interseção da cultura DIY (do inglês, faça você mesmo) e da cultura hacker. A cultura hacker tem como princípios o compartilhamento, a abertura, a descentralização, o livre acesso à tecnologia e a melhoria do mundo”, continua.

Podem participar do processo de seleção da 2ª edição do HackLab Fnesp alunos brasileiros ou estrangeiros, com matrícula vigente em 2019 em cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior Privadas ou Públicas brasileiras. As inscrições prosseguem até o dia 23 de agosto, mediante envio de um vídeo de até 1 minuto respondendo às perguntas: “Por que você acredita que poderá fazer a diferença na Educação Superior?” e “Qual das suas habilidades você considera ser a mais importante para o HackLab Fnesp 2019?”. O vídeo deverá ser publicado no Instagram ou Youtube e o link direto para o vídeo deverá constar na ficha de inscrição.

Confira regulamento na íntegra

Em sua 2ª edição, o HackLab oferecerá como prêmio para a startup vencedora R$ 8 mil, divididos igualmente entre os membros do grupo, e uma aceleração de três meses na Future Education, primeira aceleradora de startups de educação do Brasil.

Saiba mais sobre o 2º HackLab Fnesp