O Instituto Brasileiro de Ética e Bioética (Ibraeb), em São Paulo, anunciou a abertura do curso “Ética nos negócios: fundamentos e boas práticas”. A iniciativa, que conta com a parceria da Universidade Guarulhos (UnG), visa capacitar profissionais para a utilização da ética nas decisões e estratégias de negócios e nos desafios colocados pela globalização das práticas empresariais.

O curso tem carga horária de 40 horas e é organizado em três módulos: conceitual, específico e prático. Serão abordados, entre outros assuntos, história da ética; doutrina ética nas empresas (utilitarismo, deontologia, consequencialismo, contratualismo); identidade, integridade e reputação organizacional; o papel dos líderes; a teoria dos stakeholders; a criação de um código de ética;  meios para investigar uma denúncia de desvio ético. As aulas serão ministradas entre novembro e dezembro, sempre aos sábados, das 10h às 17h30 (com intervalo de uma hora e meia).

Três dos mais importantes nomes do País em ética empresarial compõem o corpo docente do curso: o psicoterapeuta e professor de Ética Empresarial, Antonio Fernando Stanziani; o filósofo, sócio-fundador do Instituto de Compliance e Integridade Corporativa e integrante do Comitê de Ética do Itaú/Unibanco, George Barcat; e o especialista em Administração de Empresas, que tem 30 anos de experiência em Auditoria, Compliance e Controles Internos.

Os interessados devem se inscrever pelo site do Ibraeb (www.ibraeb.org.br) ou pelo telefone (11) 2337-7025. As vagas são limitadas.

Sobre o Instituto

Fundado em dezembro de 2009, o Instituto Brasileiro de Ética e Bioética é o primeiro do gênero no País. A entidade, que funciona em Higienópolis, no prédio da antiga unidade da Universidade Guarulhos (UnG) do bairro, trabalha em prol do desenvolvimento de estudos, cursos, conferências e teleconferências com a missão de orientar o estudo da ética e bioética. Presidido pelo neurocientista dr. Raul Marino e vice-presidido pelo educador Antonio Veronezi, o Ibraeb tem boa parte de suas diretrizes oriunda do Instituto Kennedy de Ética, localizado nos Estados Unidos.