O curso de Direito das Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA) está fazendo uma campanha para divulgar a necessidade do voto consciente. O objetivo é alertar o cidadão sobre a importância do voto nas eleições de outubro próximo.

O projeto foi apresentado no dia 28 de agosto, durante o IV Encontro de Extensão das FIPA, pela aluna Beatriz Dalcino, do terceiro ano do curso, que expôs como serão desenvolvidas as eleições, bem como as funções específicas de cada postulante aos respectivos cargos eletivos, conclamando o público, de quase duzentas pessoas, a utilizarem-se do seu direito ao voto de forma consciente; para assim, melhorar as políticas públicas a serem adotadas e a um aprimoramento das instituições democráticas.

O Coordenador do curso, Dr. Donizett Pereira, ressaltou a importância da iniciativa, que vem sendo desenvolvida desde 2006 pelo professor de Direito Constitucional do curso, Dr. Fábio Cantizani Gomes, com distribuição pública de folhetos e palestras nas escolas do município e região, com conteúdo elucidativo e de estímulo ao voto consciente. “O projeto tem como público alvo principalmente os jovens, que exercem papel decisivo nas eleições, pois trazem em si a prerrogativa de atuar como multiplicadores das novas ideias, tornando-se principais agentes de difusão das propostas apresentadas”, ressaltou Donizett.

O Coordenador lembrou que o curso de Direito das Faculdades Integradas Padre Albino tem como característica de sua atuação e parte constitutiva de sua missão interagir com a comunidade catanduvense para difundir os direitos e prerrogativas inerentes ao exercício pleno da cidadania. “Incentivar o voto consciente é uma atividade essencial para atingir tais objetivos”, finalizou.

A primeira palestra do projeto será neste dia 15, às 21h00, para os alunos do curso pré-vestibular “Sala Extra”, atividade de extensão do curso de Medicina das Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA).