A aluna Carla Iraí Ferreira do curso de Nutrição da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) foi a grande vencedora do Prêmio Henri Nestlé de 2010. Carla concorreu na categoria Nutrição em Saúde Pública, com o estudo “Estado Nutricional e Frequência de Alergias Respiratórias Comparados com a Alimentação no Primeiro Ano de Vida”, realizado como trabalho de conclusão de curso, que teve como objetivo avaliar o estado nutricional e a ocorrência de alergias respiratórias em crianças com idades entre quatro e sete anos, filhos de famílias auxiliadas pelo Programa Bolsa Família, e relacioná-los com a alimentação oferecida no primeiro ano de vida.

A estudante investigou a importância do aleitamento materno e o seu auxílio na redução da freqüência de alergias respiratórias comparados com outros tipos de alimentação.

O Prêmio Henri Nestlé conta com o apoio da Associação Brasileira de Nutrologia, Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e Sociedade Brasileira de Pediatria. E visa incentivar a produção de pesquisa científica no Brasil, nas áreas de Alimentos, Nutrição, Saúde e Bem-Estar, desenvolvida por profissionais e estudantes. O prêmio tem três categorias:

1 – Nutrição em Saúde Pública;
2 – Ciência e Tecnologia de Alimentos e
3 – Nutrição Clínica.

A premiação aconteceu na última quinta-feira, 26 de agosto, em São Paulo; Carla ficou em primeiro lugar. O seu trabalho passou por várias etapas e concorreu com mais de 250 estudos de todo o país. A aluna teve a orientação da professora doutoranda Daniela Elias G. de Andrade Miranda, também da Unaerp.

Para a professora doutora Telma M. Braga Costa – coordenadora do curso de Nutrição da Unaerp – “este é um prêmio que muito valoriza o curso de Nutrição da Unaerp e que deixa todos nós orgulhosos pela conquista de Carla”.