A convite do presidente da Câmara Municipal de Catanduva, o coordenador do curso de Educação Física das Faculdades Integradas Padre Albino, Prof. Antonio Lourival Lourenço, participa da reunião do próximo dia 31, quando falará sobre o Dia do Profissional de Educação Física.

O Prof. Toninho informa que por determinação da Lei Federal nº 9696/1998, que regulamentou a atividade do profissional de Educação Física, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais do ramo, órgãos de fiscalização do exercício profissional que defendem os direitos e promovem o cumprimento dos deveres da categoria, além de zelar pela qualidade dos serviços oferecidos à população.

“A história da regulamentação da profissão no Brasil pode ser dividida em três fases: a primeira relacionada aos profissionais que se manifestavam a respeito dessa necessidade; a segunda, na década de 80, quando tramitou o projeto de lei que foi vetado pelo então Presidente da República e a terceira vinculada ao processo de regulamentação, que culminou com a aprovação da lei pelo Congresso Nacional e sua respectiva promulgação em 1º de setembro de 1998”, comenta.

O especialista ressalta que desde a publicação da lei, “é prerrogativa dos profissionais de Educação Física, devidamente habilitados e com registro no Sistema CONFEF/CREFs, orientar, desenvolver, coordenar e avaliar as atividades físicas de forma adequada, qualificada e ética, fazendo com que esses profissionais assumam um papel fundamental para a aquisição e manutenção de um estilo de vida ativo, promovendo a saúde e o bem-estar da população, através do estímulo da prática da atividade física regular”.

“O Dia do Profissional de Educação Física marca a valorização do profissional e da profissão de Educação Física à sociedade brasileira, demonstrando a responsabilidade social, a competência técnica e o compromisso ético desses profissionais”, finaliza o coordenador do curso de Educação Física das FIPA.