A iniciativa, lançada pela Universidade Guarulhos (UnG), visa promover a inserção de jovens – entre 18 e 21 anos – e a reinserção de idosos – a partir de 60 anos – que estejam não estejam em atuação no mercado de trabalho.

Na etapa piloto da ação, serão selecionadas 40 pessoas, homens e mulheres, para atuar como engraxates em pontos definidos pela coordenação do projeto, entre os quais shoppings, aeroportos e universidades.

Os selecionados deverão atuar por, no mínimo, 20 horas semanais. Todo o valor arrecadado com o oficio será destinado à renda familiar dessas pessoas – a previsão é que cada engraxada custe R$ 5.

Paralelamente ao trabalho, os participantes serão capacitados profissionalmente por meio de cursos profissionalizantes (informática, inglês, espanhol, empreendedorismo, etc.) ministrados pela Universidade e entidades parceiras.

O objetivo do projeto é oferecer ferramentas para que esses jovens e idosos conquistem novas posições no mercado de trabalho.

As inscrições serão recebidas até o dia 08 de setembro. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição e entregá-la no Setor de Apoio Comunitário das unidades Guarulhos-Centro, Guarulhos-Dutra, Itaquá e SP-Centro (Shopping Light).

A ficha pode ser impressa do site (www.ung.br) ou retirada nos campi. É necessário apresentar originais e entregar cópia simples do RG e de um comprovante de residência.