O trabalho de conclusão de curso “Estado Nutricional e Freqüência de Alergias Respiratórias Comparados com a Alimentação no Primeiro Ano de Vida”, da estudante de nutrição da Unaerp, Carla Irai Ferreira, está entre os três finalistas do Prêmio Henri Nestlé 2010. A apresentação dos trabalhos selecionados, a divulgação do resultado final e a premiação acontecem na próxima quinta-feira, dia 26, na cidade de São Paulo.

O trabalho de pesquisa de Carla Ferreira, que conta com o apoio da sua orientadora Profº Ms. Daniela Elias Carla, tem como principal objetivo avaliar o estado nutricional e a ocorrência de alergias respiratórias de crianças com idades entre quatro a sete anos completos, de famílias auxiliadas pelo Programa Bolsa Família, e relacioná-los com a alimentação oferecida no primeiro ano de vida. Ela também investiga a importância do aleitamento materno e quanto este ajuda a reduzir a freqüência de alergias respiratórias comparando com outros tipos de alimentação dada no primeiro ano de vida.

A aluna está concorrendo na Categoria 1 – Nutrição em Saúde Pública, que contempla trabalhos científicos direcionados à promoção da segurança alimentar e nutricional e que tenham como objetivo demonstrar a importância do equilíbrio da alimentação e nutrição nas diferentes fases da vida em programas institucionais, unidades primárias em saúde, vigilância sanitária e vigilância nutricional.

Para a professora Daniela, o Curso de Nutrição da Unaerp incentiva seus alunos a produzirem conhecimento científico desde o primeiro ano do curso. “Nossa aluna ser finalista de concursos nacionais de iniciação científica é muito gratificante”, conta a Profª Ms. Daniela.