Cerca de 3000 estudantes de graduação do Brasil e do exterior vão expor seus trabalhos durante o 6º CONIC-SEMESP e o 4º COINT-SEMESP nos dias 19 e 20 de novembro na cidade de Guarulhos

 

O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP realizou hoje (domingo, 19 de novembro) a abertura dos Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica, o 6º CONIC-SEMESP e o 4º COINT-SEMESP, que acontecem na Universidade de Guarulhos (UNG), em Guarulhos (SP), até amanhã (segunda-feira, 20 de novembro). A solenidade contou com a presença dos diretores do SEMESP Cecília Anderlini e Rodrigo Capelato, do reitor da UNG Valmor Bolan, dos vice-reitores da UNG Dumara Sumeshima e Nelson Figueiredo Filho, do pró-reitor da UNICSUL Jorge Alexandre Pessanha e dos homenageados do evento, o jurista Miguel Reale (representado por Cristiano Gimenez), D. Paulo Evaristo Arns (representado pelo Monsenhor Dario Bevilaqua) e José Mariano Amabis (professor da USP). A platéia estava repleta de estudantes ávidos pelo início das apresentações de seus trabalhos.

Segundo o reitor da UNG, Valmor Bolan, a pesquisa científica é de extrema importância para a soberania nacional. “A Instituições de Ensino Superior (IES) são as líderes da pesquisa científica no Brasil. O CONIC-SEMESP e o COINT-SEMESP, que se consolidaram como vitrine de novos talentos, contribuem para o enriquecimento intelectual e humano dos brasileiros”, afirmou o educador em seu discurso de abertura.

Representando o SEMESP, Cecília Anderlini apontou um crescimento de cerca de 25% no número de participantes nos eventos deste ano, mostrando a relevância cada vez maior dos eventos organizados pela entidade. “As IES devem continuar a incentivar a pesquisa e a renovação do saber, pois é através da pesquisa que a humanidade se desenvolve e indica caminhos para as gerações futuras”, disse ela.

Ao todo, a entidade recebeu 1172 inscrições de trabalhos, sendo 936 aprovados, que se enquadram nas cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias. Os trabalhos passaram por avaliações realizadas pelo corpo docente especialmente designado para sua leitura e os alunos terão a oportunidade de apresentá-los em exposições orais e em painéis, assistidos por professores avaliadores. A grade das apresentações dos trabalhos aprovados está disponível no site do SEMESP (www.semesp.org.br).

Haverá uma premiação ao 1º lugar para trabalhos concluídos e parcialmente concluídos em cada área do conhecimento e também um prêmio especial para o trabalho concluído que se caracterizar como voltado ao desenvolvimento e compromisso social. Além dos prêmios, será expedido um Certificado para todos os Autores, Co-Autores e Orientadores dos projetos apresentados.

Mais informações sobre os congressos podem ser obtidas no site do SEMESP: www.semesp.org.br.