O Semesp realizou nesta terça-feira, 1 de setembro, o quarto episódio da série de webinares Marketing na captação e retenção durante e pós-pandemia, com objetivo de melhor direcionar as IES em relação à questão do marketing educacional durante a pandemia, situação atípica que mudou as rotinas do ensino superior.

No quarto episódio, Carlos Adrián Solares Lozano, gerente de Serviços Digitais del Tecnológico Monterrey, localizada no México, apresentou a palestra TEC21 a mudança de um modelo educacional; antes, durante e depois de uma pandemia, sobre como a publicidade da IES evoluiu com a criação do novo modelo educacional para enfrentar a pandemia, compartilhando alguns insights sobre cada uma das etapas dessa mudança na comunicação.

“A pandemia mudou a forma como fazemos e pensamos o marketing na Tec. Monterrey”, disse Carlos Adrián Solares Lozano no início do webinar. “Nossa instituição já possui um modelo peculiar que difere muito do padrão vigente, com uma aprendizagem baseada em resultados, flexibilidade e personalização dos cursos e professores inspiradores para proporcionar aos alunos uma experiência memorável”, explicou.

Todas as apresentações da série estão disponíveis na íntegra para associados

Com a pandemia, a instituição passou a adotar um modelo educativo digital, transformando suas práticas presenciais em remotas em apenas 72 horas. “Antes da pandemia, nós divulgávamos a IES sempre com os objetivos de inspirar, informar e atrair novos alunos”, afirmou Carlos Adrián. “Por meio do mote ‘Liberte teu potencial transformador’, usávamos nossa comunicação para criar o desejo dos estudantes conhecerem a Tec. Monterrey, afirmando que eles têm o controle de seu futuro”.

“Nossa comunicação precisou mudar para contemplar o contexto emocional e econômico das famílias de nossos alunos, em um momento em que a comunidade estava mudando preocupada em sobreviver e triunfar os problemas causados pela pandemia”, continuou o gerente da Tec. Monterrey, que disse precisou considerar uma série de aspectos que impactaram diretamente no marketing da IES: pressão econômica e por redução de mensalidades, dúvidas sobre como se daria a continuidade acadêmica, etc.

Passado esse primeiro momento, Carlos Adrián explicou que era a hora de divulgar o modelo flexível digital, que transformaria toda a vivência estudantil no campus para o formato online. “Entendemos que mostrar a cara de nossa comunidade gerou confiança e proximidade diante desse novo normal e que era necessário deixar claro o compromisso da IES com a mudança proporcionada por esse novo modelo híbrido flexível que, atualmente, combina aulas presenciais e remotas”, avaliou.

Entre os percalços encontrados pela IES, o gerente citou que houve uma produção intensa de peças de marketing, mas que, muitas vezes, o alcance delas foi baixo. “Esse momento foi de aprendizado diário e entendemos que precisamos demonstrar preocupação constante e contundente com nossa comunidade, além de ser sempre transparente. Todas as decisões também devem ser tomadas a partir de dados”, decretou.

A série de webinares Marketing na captação e retenção durante e pós-pandemia terá continuidade no próximo dia 11 de setembro, com palestra com a gerente de Marketing do Semesp, Renata Favaron. As inscrições estão abertas aqui.