Que papel a instituição de ensino deve ter para agregar qualidade ao trabalho de um docente?

Uma atitude de abertura, cooperação ativa e trabalho em equipe, de corresponsabilidade pelas atividades e de incentivo ao aprimoramento constante. Mas, além disso, é de suma importância que o professor se integre com o projeto pedagógico do curso e com a equipe de professores, para que possa compreender como sua disciplina contribuirá para o desenvolvimento do profissional que o curso pretende formar e as expectativas que se tem sobre sua atuação. O coordenador de curso – elo entre os objetivos institucionais e o docente – em geral é o responsável pela integração e acompanhamento do trabalho do professor, o agente mobilizador das ações didáticas e de relacionamento com os estudantes. Assim, a instituição deve se preocupar com a formação e atuação desse profissional.

Quais as qualidades específicas necessárias para os professores que atuam no modelo EAD?

É uma perigosa ilusão achar que o fato de utilizar as novas tecnologia e ter experiência no ensino presencial basta para atuar em EAD. Não se trata de simplesmente transpor para outro ambiente os materiais e exercícios desenvolvidos em sala de aula. O conceito, o processo e a dinâmica de ensinar e aprender são diferentes. Temas como autonomia do aluno, sentimento de pertença, mediação pedagógica devem ser de domínio do professor. Elaborar material, programar atividades, explorar ferramentas, desenvolver o processo de avaliação têm suas características próprias para a qual o professor, além de se preparar, precisa ter afinidade e habilidade.

Em sua opinião, quais as principais dificuldades que um professor universitário enfrenta atualmente no Brasil?

O ensino superior atual apresenta um movimento de superação do modelo de formação anterior. Várias das dificuldades que o docente encontra surgem porque, na maioria das vezes, não lhe foi dado durante sua formação a oportunidade de aprender a ser professor no ensino superior. E ao ser contratado, ele nem sempre encontra o apoio que necessita para continuar a se desenvolver. Isso gera angustia, dúvidas e diversos receios sobre o que o novo contexto exige. Nessa perspectiva, os professores precisam não apenas implantar mudanças didáticas que estão surgindo como impulsionar inovações. Ser professor do ensino superior nos dias de hoje exige uma atuação que supere o domínio de um conhecimento específico e a experiência profissional. Um processo adequado de formação inicial ou continua facilitaria esse enfrentamento.