Integração da Tecnologia nas IES foi um dos principais assuntos abordados durante o 6ª Seminário de TI

O evento discutiu alternativas e novas formas de adequar sistemas  para o setor educacional

O Semesp realizou na nesta terça-feira (dia 14 de outubro), a 6ª edição do Seminário de Tecnologia da Informação e recebeu Eduardo Galante, consultor da Ellucian Brasil, que falou sobre “Perspectivas dos alunos com relação à tecnologia”. Ele apontou dados de uma pesquisa mundial sobre como os novos conhecimentos técnicos estão relacionados ao meio acadêmico. “As instituições de ensino superior precisam definir melhor as formas de tecnologias a serem utilizadas e como isto poderá atender os alunos”, afirmou.

“Aprendizagem adaptativa: uma resposta a importantes desafios de educação” foi o tema abordado por Betina Von Staa, diretora de Desenvolvimento de Negócios no Brasil para a Desire2Learn. A palestra destacou o quão importante é a integração das universidades com as plataformas digitais. “78% dos alunos nos EUA acham que as IES não estão utilizando a tecnologia como poderiam”, apontou justificando a necessidade das instituições em se adaptar para ter como resultado alunos mais engajados.

Fábio Cespi, diretor de educação da Techne, mostrou a “Gestão educacional na nuvem” e como este modelo traz benefícios estratégicos para as IES, entre eles o de padronizar operações, trabalhar com equipes especializadas,  manter o foco, além de ser bem visto pelos investidores. “A ausência e desconhecimento dos processos são alguns desafios operacionais das IES”, disse.

Já Eduardo Valverde (foto), diretor de Operações e Suporte da Digisystem, falou sobre “Infraestrutura e Monitoramento de TI nas IES”, indagando quais produtos ou serviços são importantes para a instituição e como, dessa forma, criar uma plataforma de monitoramento eficaz. “É preciso identificar dentro de nossa infraestrutura de TI quais são os itens de configuração e os componentes habilitados dos produtos e serviços”, concluiu.