O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia realiza a 26.ª edição da Eureka, Exposição dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos formandos nas áreas de Engenharia, Administração e Design e, devido à pandemia, em 2020, será realizada pela primeira vez na forma online de 6 a 8 de novembro. Saiba mais no site do evento

Nessa versão, os visitantes terão a oportunidade de conhecer aproximadamente 180 Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs, que serão apresentados por meio de lives, plantões de dúvidas, vídeos e banners.

A Mauá entende que o TCC, desenvolvido em grupo, integra conhecimentos e competências construídos ao longo da formação dos estudantes, promove a capacidade investigativa, integra aspectos técnicos, de negócio e usabilidade das soluções propostas. Além da exigência da produção de documentação de qualidade do trabalho, valoriza-se a construção de protótipos e testes práticos. Desse modo, o grupo de TCC tem a oportunidade de tornar real sua proposta de solução, unindo características profissionais complementares e abordagens muitas vezes multidisciplinares, em que o trabalho colaborativo e a gestão de pessoas são demandas constantes.

Alguns dos TCCs possuem estreita relação com a experiência obtida pelos alunos em seus estágios profissionalizantes e visam à solução de problemas vivenciados nessas atividades; outros trazem temas propostos por professores e/ou estudantes. Dada a preocupação da Mauá e de seus estudantes com o encaminhamento de soluções para os grandes desafios da humanidade, os TCCs também são classificados de acordo com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.

O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia provê o suporte necessário para o desenvolvimento do TCC, colocando à disposição dos estudantes toda a infraestrutura existente no campus como biblioteca, laboratórios e oficinas, além dos recursos computacionais e de professores orientadores, especialistas na área de cada trabalho. Os estudantes também fazem uso, no desenvolvimento de seus TCCs, da extensa rede de relacionamentos que o IMT possui com a sociedade.