Caros amigos mantenedores e associados do Semesp,

Manifesto minha enorme alegria e meu entusiasmo por fazer parte da chapa única inscrita para a eleição da nova Diretoria e do Conselho Fiscal do Semesp, para o triênio 2021-2024, a realizar-se no próximo dia 25 de fevereiro.

Aceitei o honroso convite formulado pelo Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, aprovado por unanimidade por toda a egrégia diretoria, para exercer a presidência na próxima gestão, em primeiro lugar porque a chapa única, composta por notáveis lideranças do ensino superior privado, é resultado de um consenso entre os mantenedores das diferentes instituições associadas e da união entre todos da categoria.

Colocarei todos os nossos esforços, ao lado dos que integram a chapa nesta eleição, mais uma vez, a serviço do nosso segmento, por meio de atitudes e ações concretas do Semesp, como principal entidade representativa do setor, buscando o aperfeiçoamento dos serviços prestados e da orientação especializada oferecida aos associados, respeitando a grandeza de suas particularidades e dimensões.

Tendo ocupado vários cargos na Diretoria do Semesp, ao longo dos últimos 28 anos, tive a honra e a felicidade de conviver diuturnamente com brilhantes artífices da respeitável trajetória da nossa entidade, aprendendo e contribuindo para a consecução dos elevados objetivos associativos. Acompanhei os 40 anos de existência do Semesp e o trabalho das suas diretorias, nas quais meu pai, Milton Teixeira, também participou com entusiasmo e dedicação, ao lado dos fundadores. Hoje, junto aos mantenedores das instituições particulares, procuraremos continuar servindo ao relevante segmento e à Educação do País.

Pertenço a uma geração que cresceu embalada pelo sonho de um Brasil desenvolvido. E considero que minha esperança é a esperança de todos nós, que temos contribuído com o trabalho e árdua luta diária das nossas instituições para atingir esse objetivo, por meio da educação superior de qualidade e acessível a todos.

Sabemos o quanto o Semesp tem realizado para desenvolver o enorme potencial do ensino superior privado, que vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. Nossa entidade tornou-se uma referência e um modelo a ser seguido no cenário educacional brasileiro graças à ação de seus dirigentes, que apontaram os rumos do nosso segmento com sua atuação. E entre eles destaca-se o nosso querido Prof. Hermes, que granjeou o respeito dos mantenedores por sua franqueza, espírito altivo e honestidade, e que, na composição da chapa nesta eleição, ocupará a 3.ª Vice-Presidência da Diretoria, o que lhe permitirá continuar a contribuir, com sua experiência e capacidade; o mesmo acontecerá com a maioria dos nossos dedicados diretores.

O momento que vivemos é, talvez, o mais desafiador da nossa história e ainda há muito a realizar. E, nesse sentido, penso que a linha a ser implantada na próxima gestão do Semesp precisará ter como foco um programa consistente, que permita não apenas consolidar as nossas conquistas, mas fortalecer ainda mais a nossa posição no cenário do ensino superior brasileiro.

Nossa plataforma está voltada, em seus fundamentos, para o fortalecimento da representatividade nacional do Semesp, bem como para garantir a pluralidade na representação do nosso segmento. Todos os tipos de organização acadêmica, natureza jurídica, portes e regiões fazem parte da chapa, representando assim nossos associados e acolhendo os anseios das que enfrentam maiores dificuldades.

Nossa gestão pretende ampliar ainda mais a produção de conteúdos e dados relevantes, por meio de novas pesquisas e estudos, bem como de indicadores que nos permitam consolidar o Semesp como principal entidade capaz de gerar informações confiáveis e embasar o nosso posicionamento perante os vários organismos públicos e privados, servindo ainda mais como orientação para a tomada de decisão dos mantenedores.

É nosso objetivo também que o Semesp mantenha e amplie sua posição de principal formulador de políticas públicas para a educação superior do país, aproximando mais a entidade de organismos como Inep, Capes, CNE e MEC.

A inovação continuará a ser uma preocupação constante da nossa entidade, para garantirmos a inclusão, a qualidade e a sustentabilidade necessárias para as instituições associadas. E vamos intensificar o atual processo de internacionalização, para trazer novas experiências e conhecimentos, que permitam às nossas instituições avançarem em áreas estratégicas, incorporando às suas atividades programas de cooperação internacional voltados à melhoria da qualidade do ensino oferecido.

Esse esforço se insere no objetivo de consolidar as Redes de Cooperação do Semesp, programa que vem sendo desenvolvido com sucesso, fortalecendo-as como um hub de colaboração acadêmica e administrativa do ensino superior brasileiro, visando intensificar ações que permitam garantir a sustentabilidade das instituições que as integram.

Nesse sentido, nossa primeira iniciativa será a produção de um novo documento de política pública com apoio do CNE, voltado especificamente para o estímulo à adoção de redes de cooperação acadêmica na estrutura educacional superior do país.

Queremos melhorar a comunicação do Semesp com os associados. Por esse motivo, internamente, vamos intensificar o uso da tecnologia em todos os departamentos e assessorias da nossa entidade, para permitir a adoção de soluções ainda mais eficazes no atendimento às IES. E vamos ainda fomentar ações que permitam manter o equilíbrio financeiro da entidade, apesar das dificuldades trazidas pela conjuntura atual.

O Semesp continuará a oferecer, por meio da atuação da sua Assessoria Jurídica, a segurança de que os associados necessitam, tanto no atendimento às IES quanto na representação junto aos órgãos oficiais, conselhos profissionais e entidades representativas.

Pretendemos fortalecer as atividades da Universidade Corporativa Semesp assim como a realização de eventos como formas de manter os associados sempre atualizados e instrumentalizados e, assim, preservar a coexistência das instituições, principalmente as mais afetadas pela crise atual.

Vamos manter também a prestação de serviços e de atendimento por meio de uma equipe extremamente competente, com excelentes especialistas em cada área de atuação.

Para cumprir esse programa, nos colocaremos um passo à frente das demandas dos associados, sem fugir à responsabilidade de decidir, criando comitês e abrindo espaços à participação dos associados das várias regiões que integram o Semesp.

Contamos para isso com seu apoio, como força viva do nosso segmento, por meio do voto, o mais importante instrumento de engajamento e decisão que existe numa sociedade democrática.

Na eleição do dia 25 de fevereiro, próxima 5ª feira, seu voto poderá ser exercido presencialmente ou com o envio de uma procuração, em face das recomendações de distanciamento social motivadas pela pandemia da Covid-19.

Vamos fazer da nossa unidade a força para enfrentar os desafios de hoje e de amanhã, revertendo em conquistas para todos, sendo que o apoio mais importante será aquele que formos capazes de dar uns aos outros.

Agradecemos antecipadamente não apenas a sua participação nesta eleição, mas também a sua contribuição efetiva para a futura gestão, para trabalharmos em conjunto em prol das instituições, da Educação Superior e do País, como tem sido feito em mais de 40 anos de história.

Cordialmente, um abraço,
Lúcia Maria Teixeira
Atual 3ª Vice-Presidente do Semesp e Presidente da Universidade Santa Cecília – Unisanta

Confira a Chapa 2021-2024