Representando o Semesp, o diretor de Inovação e Redes de Cooperação, Fábio Reis, vai participar de uma mesa redonda junto a outros profissionais para discutir o tema “O futuro é híbrido: como as instituições de ensino superior estão se preparando para isso”.

A mesa redonda faz parte da programação do primeiro dia do 22° CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo.

Há algum tempo já se tem evidências na literatura de que a combinação de momentos presenciais e atividades e recursos on-line, o que compõe a aprendizagem híbrida, tende a gerar os melhores resultados de aprendizagem. O censo EAD.BR de 2015 revelou que muitas instituições já praticam a aprendizagem híbrida com cursos regulamentados semipresenciais, e a cursos presenciais que já se beneficiam de tecnologias típicas da EAD. Há espaço para muita ampliação desta modalidade e muita inovação nas formas de promover o ensino superior. Junto a essa constatação, o Censo EAD.BR 2015 também identificou que as instituições pretendem aumentar o investimento em EAD, principalmente na modalidade semipresencial, em paralelo a uma possível redução de investimentos em cursos presenciais.

Que cuidados devem ser tomados para realizar bons investimentos e colher frutos em termos de eficiência administrativa, aprendizagem dos alunos e redução da evasão? Na mesa redonda serão apresentados os resultados do censo a respeito de aprendizagem híbrida e semipresencial, e os convidados debaterão a respeito das orientações para promover uma educação híbrida de qualidade.