Ainda durante a viagem aos EUA, os diretores do Semesp, Rodrigo Capelato e Fábio Reis, tiveram a oportunidade de se reunirem com Claire Ramsbottom, diretora executiva da Association for Collaborative Leadership (ACL), e com Neal Abraham, diretor executivo do Five Colleges.

A ACL é uma rede de consórcios mundial que atua na área do ensino superior com mais de 60 associados e, a partir do mês de junho, o Semesp também faz parte dessa rede mundial de cooperação.

O objetivo do Semesp, ao ser membro da ACL, é qualificar o desenvolvimento e a dinâmica das Redes Regionais de Cooperação que estão em fase de organização e liderar essas Redes. Ao participar de uma associação global de consórcios é possível encontrar o caminho mais rápido para assegurar o sucesso das Redes no Brasil.

O Semesp já está trabalhando na organização da Rede de Campinas e em breve começará a atuar na região de São José do Rio Preto. As Redes representam uma quebra de paradigmas no ensino superior do Brasil, pois instituições diferentes se unem para compartilhar serviços administrativos e acadêmicos.

A ACL permitirá ao Semesp uma rica troca de experiências, sinergias e capacidade de orientação das Redes Regionais. Os associados possuem informações privilegiadas sobre os cases de sucesso e os desafios dos diferentes consórcios da ACL.

Durante a visita foi possível obter livros, artigos, vídeos e uma série de informações que irão colaborar com a organização das Redes Regionais.  A ACL demonstra que os dirigentes superaram a perspectiva da competição e da concorrência entre as IES para enxergarem os benefícios dos consórcios.

O Five Colleges e o Fenway Colleges são dois associados da ACL em Massachusetts e são as referências para o Semesp na estruturação das Redes Regionais, pois são consórcios consolidados que compartilham diferentes serviços. Durante o diálogo realizado na cidade de Boston, os diretores dos Consórcios garantiram o apoio e o acompanhamento das Redes Regionais organizadas pelo Semesp.

No Brasil, o Consórcio STHEM Brasil e o COMUNG são outras referências para o Semesp que, ao estabelecer o diálogo com a ACL, demonstra o compromisso com a qualidade do projeto das Redes, com a cooperação internacional e com a busca de alternativas para a sustentabilidade das IES associadas, além de uma clara opção por atuar em prol da melhoria do ensino superior do Brasil.

Conheça o trabalho da ACL e fique atento as próximas novidades do Semesp!