O Censo da Educação Superior 2011 realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, e divulgado em outubro, confirmou as projeções do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), de aumento no número de matrículas no ensino superior no Brasil e no Estado de São Paulo. Pelo sétimo ano consecutivo, o número de matrículas revelado pelo Censo corroborou as estatísticas do Semesp.

No início do ano, o Semesp estimou em 5,8 milhões o total de matrículas no ensino superior presencial do Brasil em 2011, sendo 4,2 milhões nas instituições privadas e 1,6 milhão nas instituições públicas, exatamente
os números informados pelo Censo.

No Estado de São Paulo, a Assessoria Econômica do Semesp projetou 1,63 milhão de alunos matriculados no ensino superior em 2011, sendo 1,40 milhão em instituições privadas e 230 mil em instituições públicas. Os
números revelados pelo Censo foram bastante próximos: 1,57 milhão de alunos matriculados no ensino superior, sendo 1,33 milhão em instituições privadas e 230 mil em instituições públicas.

No início de 2013 serão apresentadas as projeções da entidade sobre os dados do ensino superior de 2012 a 2016. Durante as Jornadas Regionais que começam a partir de março serão apresentados os panoramas do ensino superior por região, comparando com os dados do Estado de São Paulo e Brasil. E, assim como em anos anteriores, serão realizadas as projeções sobre o crescimento de matrículas para os próximos anos, para que as IES possam desenvolver suas estratégias de gestão.