Conhecer os números da educação superior da própria região, bem como as tendências do mercado de trabalho para traçar estratégias de atuação. Este é um dos objetivos do encontro de gestores e mantenedores de estabelecimentos de ensino superior particular de Presidente Prudente, durante a 8ª edição das Jornadas Regionais, evento promovido pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo.

Entre os dados levantados pela assessoria econômica do Sindicato, está o número total de matrículas em cursos presenciais das instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas da Região Administrativa de Presidente Prudente, que cresceu de 27.193, em 2009, para 30.183 em 2010, o que representou um aumento de 11%.

Ainda em relação à procura dos universitários da região por cursos de nível superior, a pesquisa que será apresentada aos gestores revela que, outras duas modalidades – a dos cursos tecnológicos e a distância – também registraram um crescimento bastante expressivo. Entre os anos de 2009 e 2010, houve um aumento de, respectivamente, 11,7% e 40,5% no número de matrículas feitas na rede privada de ensino da cidade.

Nos cursos de ensino a distância, ofertados pelas IES privadas da Região Administrativa de Presidente Prudente, o número de matrículas feitas concentra-se na faixa etária de 30 a 34 anos; enquanto nos cursos presenciais, jovens entre 19 e 24 anos são a maioria nas salas de aula.

Este dado mostra que o perfil do universitário que procura por essas modalidades de ensino não é o mesmo que se matricula nos cursos presenciais. “São alunos que, na maioria das vezes, não dispõem do tempo necessário para frequentar os cursos tradicionais, os quais exigem a presença em sala de aula e que precisam de uma alternativa para que consigam conciliar o trabalho com a faculdade ou, ainda, concluir um curso de nível superior”, afirma o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Outros assuntos também serão tratados durante a Jornada Regional em Presidente Prudente como o alinhamento entre capacitação acadêmica e o mercado de trabalho, legislação educacional, novo marketing educacional e como operar o Novo Fies: riscos e vantagens.

Além disso, muitos outros indicadores estratégicos para a gestão das IES serão apresentados aos mantenedores, tais como: matrículas por município, taxa de escolarização, quantidade de cursos oferecidos em todas as modalidades, cursos mais procurados e taxa de retenção, da Região Administrativa de Presidente Prudente.

Presidente Prudente foi a última cidade a receber a 8ª edição das Jornadas Regionais. O evento já percorreu as cidades de São José do Rio Preto, São José dos Campos, Bauru, Campinas, Santos e Ribeirão Preto.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

26 de junho

9h00-10h00: Análise econômica da região: Cenários, mercados e projeções.

Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp

10h30 – 13h00: Como operar com o Novo Fies – Riscos e Vantagens
Quais os equívocos mais recorrentes na operacionalização do Fies? Quando a adesão ao Fies é vantajosa e quando representa riscos? Como a nova Assessoria Técnica para auxílio ao ProUni e Fies do Semesp poderá auxiliar as instituições na adesão e operacionalização do Fies?

Alexandre Mori – Assessor Técnico para auxílio ao ProUni e Fies do Semesp
Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp

14h00-16h00: Alterações na legislação e os impactos para as IES: Relações de trabalho: Novo aviso prévio; bolsas de estudo; alteração do art. 6º da CLT e impacto da utilização da internet, uso de tecnologias e horas extras; certidões de débitos trabalhistas.
Regulação e avaliação: aplicação de medidas cautelares e proposta de planos de melhorias; alteração nos instrumentos de avaliação; ciclo avaliativo e impactos na regulação; NDE; regime de trabalho e corpo docente; produção cientifica; utilização da  biblioteca virtual; novos requisitos legais; novos requisitos de acompanhamento da avaliação in loco.
Alterações no ProUni e requisitos de concessão de bolsa e isenção fiscal.

José Roberto Covac – Consultor Jurídico do Semesp

27 de junho

9h00-12h00: Painel Universitário 2011 e o novo marketing educacional: como entender e engajar os jovens com as IES
Estratégias, técnicas e ferramentas mercadológicas para instituições de ensino superior que queiram aumentar sua diferenciação e engajamento dos jovens.

Alfredo Motta- Criador da Agência Namosca
Vinícius Nakagomi – Diretor da Unidade de Negócio Educação – Agência Namosca

13h30 – 16h00: Como alinhar a capacitação acadêmica às necessidades do mercado.
Indicações práticas de como tornar o currículo mais atrativo ao mercado com base em dados mercadológicos; Apresentação do escopo da Parceria entre Semesp, Fiesp e CIESP; Resultados parciais do projeto piloto e detalhes sobre a pesquisa realizada  com Egressos, Mantenedores e Empresas;

Lúcia Helena da Silva – Diretora Administrativa do Grupo  CETEC Educacional S/A (mantenedor das marcas ETEP, BILAC e FAATESP Faculdades) e Coordenadora de Projetos de Integração Setorial do Semesp.

Serviço:

Jornada Regional em Presidente Prudente

Data: 26 e 27 de junho
Horário: das 9h às 17h
Local: Hotel Portal D’Oeste
End.: Av. Brasil, 1501, Vila São Jorge – Presidente Prudente – SP

Aumentou também a procura por cursos tecnológicos e a distância de nível superior: 11,7% e 40,5%, respectivamente. Panorama completo do ensino superior da Região Administrativa de Presidente Prudente é apresentado aos mantenedores da cidade durante a Jornada Regional do Semesp.