O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp, tem recebido muitas consultas sobre problemas enfrentados pelas IES e por alunos, durante o processo de renovação dos contratos de financiamento estudantil, o Fies.

De acordo com Alexandre Mori, especialista contratado pelo Semesp para orientar as IES nestes procedimentos, as principais queixas referem-se ao Aviso (308), que aparece no momento de finalização da consulta, e que é um problema do próprio Sistema de Financiamento ao Estudante (SisFIES) – http://sisfies.mec.gov.br/.

Esta dificuldade já está sendo reportada pelo Semesp aos responsáveis pelo SisFIES, mas, provisoriamente, a orientação de procedimento para que não se percam prazos nem o cadastro é a seguinte: os estudantes e a instituição onde ele estiver matriculado devem abrir uma demanda no site do FNDE (http://www.fnde.gov.br/), registrando o problema.

Mas, é preciso que seja feito o acompanhamento do processo, dentro do prazo de vigência dos contratos, para que os alunos e as IES continuem cadastrados e recebendo o benefício.

Semesp orienta IES com dificuldades durante a renovação do Fies