A terceira cidade visitada pelos mantenedores das IES brasileiras, participantes da Missão Técnica Internacional do Semesp, foi Xangai, onde puderam ter uma visão global dos padrões utilizados pelo Ranking de Shanghai – ranking mundial de universidades –, através de palestra apresentada pelo professor Nian Cai Liu, da Shanghai Jiao Tong University.

“Além de conhecermos os detalhes e quais os critérios adotados pelo Ranking de Shanghai para a classificação das universidades, tivemos a explicação de outros temas que envolvem o ensino superior da China, como o perfil do mercado competitivo no país e no mundo”, conta Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.

Além deste, outros temas foram debatidos durante o ciclo de palestras como os métodos de avaliação educacional na China e o modelo de gestão adotado nas IES chinesas.

Os mantenedores brasileiros também contaram com um tour pelo Xuhui Campus of Shanghai Jiao Tong University, onde puderam conhecer todas as instalações da universidade, seguido de um jantar – ao estilo e costumes chineses.

A Missão Técnica Internacional do Semesp em parceria com a Ellucian™, acontece até o próximo dia 13 de maio. Tem como objetivo proporcionar o conhecimento das estratégias de gestão e das práticas de mercado adotadas por universidades que são referência no modelo de ensino superior asiático.

Hong Kong será a próxima cidade a ser visitada durante a Missão Técnica Internacional.

Palestra apresentada pelo professor Nian Cai Liu, da Shanghai Jiao Tong University, trouxe os critérios de elaboração de uma das mais importantes listas de classificação de IES – o Ranking de Shanghai. Participantes da Missão na China também conheceram o perfil do mercado competitivo no país e no mundo.