O Semesp informa que no dia 30 de abril – próxima segunda-feira – expira o prazo de validade dos termos de adesão ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), formalizados até o dia 23 de dezembro de 2011 pelas entidades mantenedoras de instituição de ensino superior, conforme disposto na Portaria Normativa MEC nº 26, de 28 de dezembro de 2011.

Visto a urgência com que a renovação da adesão ao Fies deve ser feita, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – agente operador do Fies – alerta às entidades mantenedoras que ainda não fizeram, que providenciem o mais breve possível, evitando transtornos de última hora que possam impedir a renovação.

Para efetuar a renovação da adesão, basta que o Representante Legal da entidade mantenedora 1) acesse o Sistema Informatizado do Fies (Sisfies) – disponível no site www.mec.gov.br ou www.fnde.gov.br; 2) escolha a opção “Renovação adesão Fies”, no menu “Mantenedoras”; e siga as instruções disponíveis na parte superior das telas do aplicativo.

Caso a entidade mantenedora não renove a adesão até o dia 30 de abril, ficará impedida de ofertar cursos para financiamento pelo Fies a partir do dia 1º de maio.

Já a entidade mantenedora que desejar desligar-se do Fies deverá fazê-lo através do Sisfies.

É importante ressaltar ainda que, não há definição de data de abertura do SisFies para recepcionar a adesão das entidades mantenedoras que perderem o prazo para a renovação da adesão.

O FNDE disponibiliza a sua Central de Atendimento (0800 616161) ou mediante abertura de demanda, para o esclarecimento de dúvidas ou informações sobre o Fies.

Outras informações também podem ser obtidas com Alexandre Mori, responsável pela Assessoria Técnica para auxílio ao ProUni e Fies do Semesp, no telefone (11) 2069-4415 (somente às segundas-feiras), pelo e-mail [email protected] ou através do atendimento online, disponível no Portal do Semesp.

A renovação deve ser feita pelo Representante Legal da entidade mantenedora através do Sisfies. A não validação impedirá que a entidade mantenedora oferte cursos para financiamento pelo Fies a partir do dia 1º de maio.