Conhecer o número total de alunos e cursos da região bem como as tendências do mercado de trabalho para traçar estratégias de atuação. Este é um dos objetivos que os gestores e mantenedores de estabelecimentos de ensino superior particular da região de Campinas irão debater durante a 8ª edição das Jornadas Regionais, evento promovido pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo.

Em 2010, a Região Administrativa de Campinas contava com um total de 214.555 alunos matriculados em instituições públicas e privadas da rede de ensino superior da cidade, enquanto que em 2009, havia 196.423 matrículas feitas. Com isso, o crescimento foi de 9,4% na rede privada e de 8,5% na rede pública, totalizando 9,2%.

Já a taxa de retenção nas IES de Campinas vem caindo ao longo dos últimos anos. No início da década, em média, 73% dos ingressantes em IES privadas concluíam o curso; atualmente, apenas 55%. O mesmo fenômeno pode ser observado na rede pública, que chegou a apresentar uma taxa de retenção de quase 85% em 2005 e, no último levantamento, caiu para 60%.

Estes e outros dados sobre o ensino público e privado da região de Campinas serão apresentados durante o evento que acontece nos dias 24 e 25 de abril, com o tema “Inovação e conhecimento estratégico perto da sua IES”. Também trará informações importantes sobre o perfil do ingressante em cursos das instituições de ensino superior de Campinas e o atual desenho do mercado de trabalho da região, além de algumas estatísticas projetadas em relação ao número de matrículas esperadas até 2015.

“As jornadas regionais são eventos importantes que realizamos com as Instituições de Ensino Superior particulares, pois além de apresentarmos informações que permitem uma melhor adequação dos cursos ao mercado, também coletamos informações para estudo da área educacional em todo o Estado”, explica Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp e quem apresentará os dados econômicos do setor.

“Através do debate de informações que é gerado durante o encontro, as IES podem melhor organizar suas estratégias, direcionar seus investimentos e otimizar sua gestão”, completa Capelato.

Os temas abordados durante as Jornadas são escolhidos pelos próprios mantenedores. Assim, os gestores também receberão informações importantes sobre o alinhamento entre capacitação acadêmica e o mercado de trabalho, legislação educacional, novo marketing educacional e a evolução da educação no mundo online. Este último tema será apresentado por Paulo Cabral, membro da Diretoria de Novos Negócios do Google Brasil.

“Este ano, visitaremos sete regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. Os temas trazem para as instituições tendências adotadas em grandes centros de excelência em gestão, permitindo a elas modernizar seus processos de gerenciamento e aumentar a capacidade de investir na melhoria da qualidade de ensino”, explica o presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo.

As próximas cidades que receberão a Jornada Regional são: Santos (29 e 30/05), Ribeirão Preto (12 e 13/06) e Presidente Prudente (26 e 27/06). O Semesp já esteve, este ano, em São José do Rio Preto, São José dos Campos e Bauru.

Serviço:

Jornada Regional em Campinas

Data: 24 e 25 de abril
Horário: das 9h às 16h
Local: Royal Palm Tower
End.: Rua Boaventura do Amaral, 1274 – Centro / Campinas – SP

Evento do Semesp – 24 e 25 de abril – debaterá informações sobre a gestão nas IES como o número de alunos matriculados, índice de retenção escolar e os cursos mais procurados na região. A importância da presença online para o mercado brasileiro de educação será discutida por representante do Google no Brasil