Maior congresso de iniciação científica do Brasil tem recorde de participantes

ü Evento aconteceu em Santos na Unisanta

ü Número de alunos pesquisadores e professores é o maior da história

ü Projetos inovadores incluem até robôs movidos a biodiesel

Terminou neste sábado, dia 19, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP), a 11ª edição do Conic – Congresso Nacional de Iniciação Científica, promovido pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras e Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo.

O evento, considerado o maior do gênero no Brasil, contou este ano com 1.800 trabalhos inscritos por 2.641 alunos pesquisadores de todas as regiões do Brasil, dos quais 1.489 foram aprovados.

Durante a cerimônia de abertura realizada na manhã de sexta, que recebeu alunos, professores e autoridades da Baixada Santista, a profa. Lucia Maria Teixeira Furlani, diretora da Unisanta, falou da importância da iniciação científica como agente transformador. “É uma honra, no ano em que a Unisanta comemora 50 anos, receber o Conic. A iniciação cientifica é mais que um movimento transformador. É capaz de criar líderes”, avaliou.

Para o vice-presidente do Semesp, prof. Antonio Carlos Vilela Braga, o evento é capaz de unificar a comunidade universitária no país. “Todo o Brasil está representado no Conic. Temos alunos de todos os estados, de Roraima ao Rio Grande do Sul, e isso comprova a importância da iniciação cientifica brasileira”, afirmou.

Trabalhos inovadores – Os trabalhos de 216 Instituições de Ensino Superior – públicas e privadas – abordaram temas relacionados às Ciências Biológicas e Saúde (478 ou 32% do total); às Ciências Exatas e da Terra (80 ou 5%); às Ciências Humanas e Sociais (382 ou 26%), às Ciências Sociais Aplicadas (208 ou 14%) e Engenharias e Tecnologias (341 ou 23%).

Um dos exemplos foi o projeto do terceiro ano da Engenharia de Controle de Automação da FAJ (Faculdade de Jaguariúna, SP), denominado Eco Roubost.

Tratava-se de um veículo autônomo, movido a biodiesel (autonomia de 9 horas com apenas 2 litros), que através de controle remoto, tem capacidade para desarmamento de bombas, sondagens e utilização agrícola. “Levamos seis meses na criação do veículo. Pensamos em desenvolver algo útil e de baixo custo para a sociedade”, explicou Fernando Pavan, um dos sete alunos criadores do Eco Roubost (foto).

Perfil do Aluno de Iniciação Cientifica – O Conic 2011 também marcou o lançamento da primeira edição do Perfil do Aluno de Iniciação Científica no Brasil, uma publicação comentada e de fácil consulta sobre o aluno pesquisador brasileiro.

Trata-se de um estudo inédito realizado pela Assessoria Econômica do Semesp, com base em uma pesquisa socioeconômica preenchida por todos os 2.641 participantes do 11º Conic.

O CONIC

Este ano, em sua 11ª edição, o Congresso homenageou a física e química Marie Curie (1867 – 1934), ganhadora de dois Prêmios Nobel (1903 e 1911), adotando como slogan uma de suas citações: “Nada na vida deve ser temido, apenas compreendido”. Para os professores-pesquisadores e para as próprias instituições de ensino superior, de todas as regiões do Brasil (mapa 6) o Conic-Semesp é um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados.

 

Evento aconteceu nos dias 18 e 19, na Unisanta, em Santos (SP). Número de alunos pesquisadores e professores foi o maior da história. Projetos inovadores incluíram até robôs movidos a biodiesel.