Marketing e Comunicação: setores estratégicos

Gestores atestam eficiência dos departamentos de marketing e comunicação na captação e retenção de alunos

Os departamentos de comunicação e marketing das instituições de ensino superior ganharam, na última década, posição estratégica dentro das universidades. Os setores que, anteriormente, eram vistos apenas como divulgadores de campanhas de vestibular tornaram-se fundamentais na captação e retenção de alunos.

Essa é a opinião compartilhada pelos gestores Débora Guerra, da Faculdade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e Diretora Presidente da Faculdade de Educação de Bom Despacho, Enrique Corthorn, diretor de comunicação e marketing da Universidade Sagrado Coração (USC), Renato Padovese, e  pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Cruzeiro do Sul e Diretor Acadêmico do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

Os gestores participaram do segundo dia do 13° FENESP – Fórum Nacional do Ensino Superior Privado, que acontece em São Paulo até esta sexta-feira (30).

Apresentado casos reais, os gestores foram unanimes sobre a gestão direcionada da comunicação em relação à imagem institucional, relacionamento com o aluno e com a comunidade. “Queremos e precisamos saber o que os alunos pensam, entender a sua linguagem, inclusive monitorando as redes sociais, se quisermos uma comunicação eficiente”, avaliou Débora Guerra.

Também para o chileno Enrique Corthorn, da USC, responsável pela implantação da diretoria de comunicação e marketing da IES, é fundamental fazer um projeto considerando o aluno como cliente. “Em 12 anos, o número de vagas no Brasil cresceu 448%, mas temos hoje 53% de vagas ociosas. Apesar dos dados, ainda há muito a crescer se tivermos um marketing eficiente baseado em pesquisas e trabalho em equipe. Foi através de pesquisas, após dois anos de intensificarmos a comunicação, conseguimos aumentar em 81% o número de calouros em 2011”, revelou Corthorn.

Outra opinião concordante foi de Renato Padovese. Para ele, as IES contam com três elos: pesquisa, ensino e extensão. “A comunicação é a quarta ponta, já que viabiliza o projeto”.

Gestores atestam eficiência na captação e retenção de alunos