O papel das IES na formação de professores em empreendedores

Especialista chileno aponta caminhos para o incentivo à inovação

As Instituições de Ensino Superior têm um papel importante na formação e no incentivo a professores – empreendedores e podem ganhar com isto. Esta a opinião do engenheiro e professor Ricardo San Martin Gamboa, da Universidade Católica do Chile.

Ele participou do primeiro dia do 13° FENESP – Fórum Nacional do Ensino Superior Privado, que acontece em São Paulo até esta sexta-feira (30).

Apresentado casos reais desenvolvidos por aquela IES, o professor Ricardo revelou uma série de processos necessários para a criação de empreendedores entre o corpo docente das escolas, como o estabelecimento de modelos de parceria.

“A PUC-Chile concede ao professor-empreendedor uma parte maior de participação no futuro negócio ou produto, dispõe de suas utilidades e instalações, e realiza convênios internacionais”, oferecendo, assim, o apoio necessário em todas as fases de um projeto, que é desenvolvido com muita pesquisa de campo e métodos avançados de gestão.

“As IES devem dar as ferramentas a profissionais e alunos para que possam empreender”, resume o professor Gamboa, acrescentando que é preciso também buscar modelos de negócios que permitam capturar valor.

Ele enfatiza que, mesmo com todo esse apoio, “é fundamental sair do laboratório e procurar os potenciais clientes e entender suas necessidades”, para que o produto ou empresa a serem criados prosperem. “Todos ganharão e a IES terá ainda uma fonte de recursos resultante do sucesso dos empreendimentos”.

 

Especialista chileno aponta caminhos para o incentivo à inovação