Parceria disponibiliza dados do setor para todo o Brasil

O Sindata – Sistema de Informações do Ensino Superior Particular -, ferramenta de gestão especialmente desenvolvida pelo Semesp para as instituições particulares de ensino superior do estado de São Paulo, vai disponibilizar seus dados para IES de todo o Brasil e receber, diretamente, informações dos mantenedores das IES dos demais Estados, aumentando sua base de dados.

Esta ampliação do universo de IES atendidas pelo Sindata é resultado de uma parceria firmada entre o Semesp e a Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), para levar as informações sobre matrículas, bolsas de estudos, vagas oferecidas, tipos de processos seletivos, quantidade de professores com mestrado e doutorado, infraestrutura, etc. para todas as IES em todo o país, as quais poderão, ainda, comparar os resultados com os dados inseridos diretamente no Sistema pelas associadas entre os anos de 2000 a 2009 , a exemplo do que já fazem as IES do Estado de São Paulo filiadas ao Semesp.

Alimentado diretamente pelas mantenedoras, o sistema do Sindata não exige mais o preenchimento de formulários, já utiliza os mesmos arquivos do Censo da Educação Superior. Com garantia de sigilo total para as participantes, o Sindata está organizado em Graduação Presencial, Graduação a Distância, Extensão Universitária, Dados de Pessoal, Dados de Infraestrutura e Dados Financeiros, dentre outros.

Para o presidente do Semesp, prof. Hermes Ferreira Figueiredo, a parceria entre Semesp e ABMES contribuirá ainda mais para o planejamento das IES brasileiras . “Esses dados sobre as variáveis e as especificidades do setor educacional, além de poderem ser partilhados p or todas as IES brasileiras vinculadas ao Semesp e à ABMES, permanecerão à disposição para subsidiar todo o planejamento estratégico do setor ”, avalia o educador.

Além de apresentar um panorama global do ensino superior particular brasileiro, o Sindata também possibilita o acompanhamento da evolução do contexto regional em que as IES estão inseridas, fornecendo informações fundamentais para a sustentabilidade empresarial do setor.

 “Através da análise e interpretação dos índices gerados pelo Sindata , pode-se ainda traçar uma radiografia da realidade e da dinâmica do segmento privado de ensino superior, elaborar projeções de cenários e medir seu impacto no dia-a-dia das IES ”, explica o diretor executivo do Semesp e idealizador do sistema, Rodrigo Capelato.

Para acessar o Sindata é necessário login e senha. Caso sua IES ainda não os possua, entre em contato através do e-mail: [email protected].

 

Parceria disponibiliza dados do setor para todo o Brasil