A complexidade na administração de uma instituição de ensino e a necessidade de formar gestores mais preparados é o grande desafio do setor educacional privado para os próximos anos, segundo avaliação do presidente do Semesp – Sindicado das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo, professor Hermes Ferreira Figueiredo.

 

Ele fez estas observações durante o discurso de abertura do 13º FNESP – Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro, que acontece nesta quinta-feira (29) no Hotel Renaissance em São Paulo SP.

Ressaltando que as Instituições de Ensino Superior necessitam de líderes que compreendam tanto o ambiente interno das IES quanto o macro ambiente da educação superior, para que gerem resultados educacionais combinados com a sustentabilidade financeira, Figueiredo falou das mudanças que o setor vem conhecendo desde os anos 70, oferecendo uma contribuição importante para a formação da elite dirigente do país.

“Nosso compromisso é com a formação de gestores sensíveis aos valores éticos, acadêmicos e pessoais conquistados no segmento e, ao mesmo tempo, qualificados e competentes frente às exigências dos novos tempos; profissionais capazes de exercitar práticas diferenciadas e integradoras que identifiquem a educação superior como realidade histórica e social, na qual a produção de conhecimentos é obra coletiva, que extrapola contextos e identidades pessoais”, disse o professor Hermes.

O presidente do Semesp ainda lembrou todas as demais iniciativas realizadas pelo Sindicato, com o objetivo de integrar as IES brasileiras com as mais conceituadas organizações internacionais, bem como do perfil cada vez mais globalizado do FNESP, do qual têm participado especialistas das mais renomadas instituições de ensino do exterior.

Os temas discutidos neste primeiro dia de apresentações são: “Quais são os melhores parâmetros de governança e gestão de uma IES? O que significa dirigir uma IES? Como uma IES pode se tornar empreendedora no ambiente global da educação superior? com a participação de Daniel Samoilovich, diretor executivo do Projeto Columbus Europa e América Latina eHerbert Steinberg, presidente do Comitê Estratégico de Governança Corporativa da Câmara Americana em São Paulo.

Quais são os estilos e os desafios das lideranças das IES? É possível um equilíbrio entre um estilo empresarial e acadêmico de gestão? com a participação de Adriana Karam Koleski, membro do Conselho do Grupo Educacional Opet; Hésio Cesar de Souza Maciel, diretor-presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie e João Barroso, diretor-executivo de Relações Institucionais e vice-reitor da Estácio.

O que você faria para instigar o professor a ser um empreendedor e colaborar com a captação de novos negócios para a IES? com Ricardo San Martin Gamboa, professor da Universidade Católica do Chile e especialista em Inovação e Empreendedorismo.

Na sexta-feira (30) o 13° FNESP terá as seguintes palestras: Como transformar o marketing e a comunicação para setores estratégicos? com Débora Cristina Brettas Andrade Guerra, Diretora Geral da Faculdade Presidente Antonio Carlos e Diretora Presidente da Faculdade de Educação de Bom Despacho; Enrique Corthorn, dDretor de Comunicação e Marketing da Universidade Sagrado Coração; Renato Padovese, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Cruzeiro do Sul e Diretor Acadêmico do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

Como assegurar a qualidade acadêmica e trazer inovação para o ensino? com Peter Dourmashkin, Professor Sênior e Diretor Associado do Grupo de Estudo Experimental do MIT – Massachussets Institute of Technology; Álvaro Neves, Professor da Universidade Federal de viçosa e Pesquisador Visitante na Harvard University.

O que você faria para contribuir com a expansão das matrículas, promover a inclusão, cumprir as metas do Plano Nacional de Educação e melhorar a competitividade das IES no Sistema Nacional de Educação? com Camilo Bernal Hadad, diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia e ex-Reitor da Corporación Universitaria Minuto de Dios – Uniminuto; Luiz Cláudio Costa, Secretário da SeSu e Fábio José Garcia dos Reis, Diretor de Operações do Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Presidente do Semesp fala sobre os desafios do setor na abertura do FNESP