Capital tem 92% de universitários na rede privada

  

A Região Administrativa de São Paulo conta com 92% de seus alunos matriculados no ensino superior na rede privada. É o que aponta pesquisa realizada pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. O estudo também revelou crescimento de 4,8% no número de matrículas em instituições de ensino superior privada da Região.

 

Em 2008, as IES privadas apresentarem crescimento similar (4,9%) em comparação com o ano anterior. Já em 2009, mesmo com a crise econômica mundial, manteve taxa de crescimento (4,8%). Em 2008, a região possuía 695.000 alunos no ensino superior (privadas), passando para 728.000 no ano seguinte. Já o Estado de São Paulo registrou um pequeno crescimento de 1,3% de alunos matriculados em 2009, e o País, apenas 0,1%.

 

Estes e outros dados levantados pelo Semesp foram apresentados na sétima edição das Jornadas Regionais, que aconteceu nesta terça-feira, dia 21 de junho, no Novotel Jaraguá, em São Paulo.

 

Para o presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, o aumento do número de matrículas registrado em 2009 na RMSP surpreendeu diante da queda registrada em diversas regiões do Estado de São Paulo. “Além dos efeitos no pós-crise e da segunda maior taxa de evasão da década, a Região Metropolitana ainda conseguiu crescer. Em 10 anos, o setor privado conseguiu um aumento de 81,8%”, conta o educador.

 

Para o diretor executivo do Semesp e coordenador da pesquisa, Rodrigo Capelato, a evasão também foi outro dado de destaque no estudo. “Sabemos que 92% das matrículas do ensino superior da Região Metropolitana de São Paulo estão em instituições privadas. A taxa de evasão na casa dos 27% é, sem dúvida, alta. Na medida que se começa a incluir as classes C e D, infelizmente cresce a evasão. Não é apenas só uma questão financeira, o aluno vem mal formado. Estamos fazendo um trabalho de inclusão, inclusive, com crédito educativo próprio, mas é difícil reter o estudante sem formação básica”, completa.

 

Os três cursos mais procurados, em número de matrículas, na Região Administrativa de São Paulo – composta por 39 cidades – foram: Administração, Direito e Pedagogia, de acordo com o levantamento realizado pelo Semesp.

A cidade de São Paulo encerra a Jornada Regional 2011. O evento passou este ano por Santos, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Marília, Campinas e São José do Rio Preto.

 

 

Capital tem 92% de universitários na rede privada