Região de Campinas tem 85% de universitários na rede privada

A Região Administrativa de Campinas conta com 85% de seus alunos matriculados no ensino superior na rede privada. É o que aponta pesquisa realizada pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. O estudo também revelou queda de 4,5% no número de matrículas em instituições de ensino superior privada da Região.

Em 2008, as IES privadas obtiveram um dos maiores crescimentos do Estado (8,5%). No entanto, em 2009 apresentou retração, impulsionada, principalmente, pela crise econômica mundial. Em 2008, a região possuía 174.700 alunos no ensino superior (privadas), passando para 166.000 no ano seguinte. Já o Estado de São Paulo registrou um pequeno crescimento de 1,3% de alunos matriculados em 2009, e o País, apenas 0,1%.

Estes e outros dados levantados pelo Semesp foram apresentados na sétima edição das Jornadas Regionais, que aconteceu nos dias 24 e 25 de maio, no Hotel Mercure, em Campinas.

Para o presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, a queda do número de matrículas em IES privadas da Região de Campinas está diretamente ligada à crise econômica. “Além dos efeitos no pós-crise, a queda no número de matrículas está diretamente associada à estagnação do setor na região e ao aumento de 5,6% de vagas públicas em um mercado já saturado em ofertas de vagas”, conta o educador.

O levantamento do Semesp também apontou, pela primeira vez, o nivelamento do índice da taxa de concluintes na comparação entre IES públicas e privadas.  “Desde 2000, quando iniciamos o levantamento, é a primeira vez que as IES privadas praticamente igualaram as taxas de concluintes com a rede pública. Em 2009, do total de alunos que completaram o ensino superior, cerca de 70,52% cursam uma universidade privada, contra 70,39% das públicas” revela o diretor executivo do Semesp e coordenador das pesquisas, Rodrigo Capelato.

Já o número de instituições da Região de Campinas – composta por 75 municípios – também seguiu em expansão entre 2000 a 2009, totalizando 98 IES (82 privadas e 16 públicas). Somente a cidade de Campinas contabiliza 33,9% das matrículas com um total de 68.863 alunos, sendo 56.509 no privado.

Os três cursos mais procurados, em número de matrículas, na Região Administrativa de Campinas foram: Administração, Direito e Pedagogia, de acordo com o levantamento realizado pelo Semesp.

Santos, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Marília foram as primeiras cidades a receber a Jornada Regional 2011. Depois de Campinas, o evento passará ainda por São José do Rio Preto (14 e 15/06).

 

A Região Administrativa de Campinas conta com 85% de seus alunos matriculados no ensino superior na rede privada. É o que aponta pesquisa realizada pelo Semesp. O estudo também revelou queda de 4,5% no número de matrículas em instituições de ensino superior privada da Região.