Missão Técnica de Gestores Brasileiros visita os EUA em 2011

 

Mantenedores brasileiros conhecerão as práticas de instituições de ensino superior como Harvard, Massachusetts Institute of Technology, Drexel e Yale

 

 

Oferecer a mantenedores e gestores de instituições de ensino superior brasileiros a oportunidade de conhecer as estratégias de gestão de importantes universidades,  será o foco da terceira Missão Técnica desenvolvida pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp, em parceria com a Intercâmbio Global, empresa especializada em mobilidade acadêmica internacional.

 

Nesta terceira viagem de estudos, que acontece de 22 de abril a 1º de maio de 2011, nas cidades de Boston e Nova Iorque, os gestores educacionais de todo o Brasil terão acesso a práticas de mercado de universidades que são referências mundiais tanto em educação quanto em gestão.

 

“A primeira experiência nos Estados Unidos, em 2009, e a segunda na Europa, em 2010, serviram como uma valiosa ferramenta para enfrentar a crise econômica global, que também ameaçou o setor privado de educação e ainda agregou questões fundamentais da educação superior com o conhecimento e a tradição das escolas europeias. Este ano, queremos, entre outros temas, conhecer as tendências internacionais do ponto de vista de renomados especialistas da Harvard, por exemplo” , avalia Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do Semesp.

 

A Missão Técnica de 2011 levará um grupo de 30 gestores à Costa Leste dos Estados Unidos para um curso de três dias na Harvard University, além de visitas ao M.I.T. (Massachusetts Institute of Technology), Drexel University e Yale University.

 

Os principais temas abordados serão: tendências internacionais na educação superior, liderança e governança, gerenciamento financeiro e estratégico, modelos de colaboração e consórcio entre universidades, e métodos de ensino inovadores centrados no aluno. Entre os palestrantes, renomados especialistas de Harvard, M.I.T., Boston College e do Consórcio de Universidades da Nova Inglaterra, e o certificado de participação será pela LASPAU, uma entidade filiada à Harvard University.

 

Estes temas têm recebido especial atenção por parte das IES brasileiras, preocupadas em se qualificarem para oferecer conteúdos com o mais alto nível possível para os estudantes em todo o país. “Prova disso é que no último FNESP, realizado no mês de novembro, em São Paulo, especialistas internacionais trouxeram algumas experiências que agora poderão ser complementadas com a Missão Técnica nos Estados Unidos”, completa o professor Figueiredo.

 

O programa completo pode ser acessado em www.semesp.org.br. Mais informações: (11) 3149-8199 ou  [email protected].