Projeto redes de cooperação do Semesp fortalece sustentabilidade das IES

Nos últimos três anos, o Semesp transformou-se em um hub de colaboração por meio de sua Incubadora de Redes de Cooperação. A associação vem se firmando como um importante agente no fortalecimento de projetos de cooperação que visam fomentar a sustentabilidade, a qualidade e a inovação das IES. Esses projetos permeiam toda a base de associados do Semesp, mas são propostas colaborativas como a Incubadora de Redes de Cooperação que podem agregar melhorias significativas na qualidade do sistema de ensino superior no Brasil.

O Semesp reúne mais de 700 mantenedoras e mantidas de Ensino Superior que trabalham pela inovação em suas instituições em todo o país. A entidade é uma associação focada na economia colaborativa e promove diversas iniciativas para a cooperação interinstitucional. As IES que fazem parte das Redes têm acesso a informações estratégicas compartilhadas que possibilitam o aprendizado organizacional. Além disso, o Semesp vem construindo uma base de dados de fornecedores que poderão ofertar serviços e produtos importantes para o empreendedorismo educacional brasileiro, primeiramente para as instituições participantes das Redes de Cooperação e, futuramente, estendido a qualquer IES associada à entidade.

As Redes de Cooperação foram criadas em 2016. Hoje, são 9 Redes que representam 54 IES em 9 estados brasileiros. Em 2018, a economia gerada pelas Redes ultrapassou 1 milhão de reais, isso tratando-se apenas das economias mensuráveis, sem contar a troca de informações estratégicas e o aprendizado institucional. O Semesp irá terminar o ano de 2019 com 12 Redes de Cooperação, cada uma com seu propósito e constituição, mas todas com o espírito colaborativo.

Esperamos que o MEC reconheça o trabalho da Incubadora Semesp de Redes de Cooperação e promova iniciativas de cunho semelhante. Com o projeto das Redes, o Semesp passou a fazer parte de uma associação internacional de Redes — a ACL (Associação para a Liderança Colaborativa), que tem como base os Estados Unidos (https://www.national-acl.org/).

O ano de 2019 marca o início do diálogo entre o Semesp e o Consórcio STHEM Brasil, que é uma rede de 51 IES públicas e privadas focadas na formação docente em inovação acadêmica. Do diálogo, nasce um convênio que entrará em vigor em 2020. O Consórcio investiu aproximadamente 180 mil dólares em capacitação de professores em 2019. Colocar a inovação no centro do debate e financiá-la de tal maneira é algo inédito no Brasil. E é, justamente, por meio da força da colaboração que o Consórcio consegue investir tantos recursos próprios na formação dos professores, com o objetivo de melhorar o aprendizado dos estudantes. O Semesp irá realizar a gestão administrativa do Consórcio, que continuará com plena autonomia, mas se beneficiando da estrutura e da experiência do Semesp na articulação da Incubadora de Redes de Cooperação.

Outra iniciativa que vai ao encontro do pensamento colaborativo e tem o apoio do Semesp é a MetaRed Brasil, que será oficialmente lançada no dia 8 de outubro, uma iniciativa da Universia/Santander com o objetivo de qualificar a área de Tecnologia da Informação das IES e estimular os países iberoamericanos a formarem redes nacionais de colaboração na área de TI.

Essas redes devem estabelecer uma cooperação consistente que traga impacto e melhoria da área de TI de cada IES e do sistema de educação superior como um todo. Cada rede nacional será constituída por quatro subgrupos: Segurança, Relação com os fornecedores, Tecnologias educacionais e Governança de TI. A MetaRed Brasil deverá envolver entre 100 a 150 IES públicas e privadas de todo o Brasil. O presidente da rede brasileira é o professor Hermes Figueiredo, do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, e o Semesp é o coordenador nacional da MetaRed, justamente em função de sua expertise no trabalho com colaboração.

O Semesp entende que a cooperação não deve se limitar a fronteiras nacionais. E é exatamente por isso que a entidade representa o Brasil na Rede de Associações Latino-Americanas e Caribenhas de Universidades Privadas (Realcup). Em 2019, a Rede representa 11 países e seu objetivo é articular de forma conjunta políticas públicas de interesse do setor privado e realizar articulação entre as organizações públicas e privadas. As associações da Realcup representam aproximadamente 800 IES na região da América Latina e Caribe. A Realcup permite ao Semesp atuar de forma articulada na América Latina, obter informações estratégicas, dialogar com organizações de impacto internacional e ter representatividade diante de órgãos públicos.

Mais do que uma tendência, nós no Semesp vemos o trabalho colaborativo como uma cultura a ser promovida. Por causa disso, implantamos internamente iniciativas que representam essa cooperação, como por meio dos grupos de trabalho de inovação e de tecnologia.

O GT de Inovação reúne reitores, pesquisadores educacionais, gestores acadêmicos, CEOs de EdTechs e entusiastas da educação. Desse mix, saem discussões e propostas, sejam elas eventos ou ferramentas, que neste ano estão refletidas nos 4 subgrupos: Framework de Inovação, Plataforma de Boas Práticas Docentes, Futuro do Ensino Superior e HackLab Fnesp.

O GT de TI também tem representantes acadêmicos e empreendedores que se encontram periodicamente com o intuito de trocar melhores práticas, além de desenvolver anualmente uma Pesquisa de TI e um Seminário de TI. Além desses dois grupos, será criado o GT de Internacionalização, para fomentar a cooperação internacional e beneficiar os associados do Semesp.

O Semesp é uma associação com representatividade nacional e internacional comprovada que atua em benefício de seus associados e do sistema de ensino superior do Brasil. Assumimos uma posição estratégica de fortalecer a Incubadora Semesp de Redes de Cooperação e a Economia Colaborativa. Esperamos que você, caro leitor, venha fazer parte das iniciativas que fazem com que o Semesp se consolide como um hub de cooperação e colaboração, seja por meio das Redes, do Consórcio STHEM Brasil, da MetaRed Brasil ou de qualquer um dos futuros projetos do Semesp!

*Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp

*João Baltazar, coordenador de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp