O Semesp está diretamente ligado à MetaRed (rede global de tecnologia colaborativa que promove conexões entre as universidades ibero-americanas, que envolve 121 IES públicas e privadas brasileiras, além das IES que representam os demais nove países do projeto), com o Consórcio Sthem Brasil (rede de inovação acadêmica com 64 IES públicas e privadas) e com o projeto Semesp de Redes de Cooperação (redes que pretendem reduzir custos, gerar aprendizado institucional e mudanças estratégicas, que representam 80 IES associadas).

É preciso relatar também que o Semesp representa o Brasil na Realcup, uma rede latino-americana de associações da iniciativa privada, com foco em políticas públicas e em ações que fortalecem a cooperação internacional, na perspectiva da iniciativa privada. A Realcup tem associações que representam dez países e reúne mais de 900 IES.

Provavelmente, não há experiência mundial de um hub de redes de cooperação como a que o Semesp coordena. Diretamente, são mais de 200 IES envolvidas em projetos de redes. Desde 2016, o Semesp investe em gente, reflexão e recursos financeiros nos projetos. O objetivo para 2021 e 2022 é ampliar o número de IES nas diferentes redes.

A consolidação do hub acontece porque o Semesp tem uma equipe dedicada ao projeto de redes, mantém transparência na comunicação, instiga uma relação pautada na confiança, propõe ações que trazem benefícios tangíveis (econômicos), proporciona aprendizado institucional (com revisão das estratégias e projetos) e foca na assertividade das propostas e projetos.

Há muito o que aprender em relação às redes de cooperação. Internamente, a diretoria do Semesp reconhece que há oportunidades de aumentar os benefícios econômicos, administrativos e acadêmicos para as IES que participam dos diferentes projetos de redes.

A equipe do Semesp também sabe que pode qualificar ainda mais os projetos, mas, ao mesmo tempo, tem a consciência de que as redes são um sucesso, pois há crescimento contínuo do número de IES participantes, há satisfação com as redes, medida por pesquisas, e há adesões espontâneas aos projetos de redes, o que indica que, na perspectiva do gestor de IES, participar de uma rede faz sentido.

As parcerias do Semesp, entre elas a com o Universia (rede que conta com o apoio do banco Santander) e com o Sthem Brasil, além de outras iniciativas nacionais e internacionais de redes de cooperação, representam uma estratégia: ser uma associação que gera benefícios e agrega valor na área de redes de cooperação e em outras áreas. O Semesp é um hub de redes de cooperação no Brasil.

*Fábio Reis é diretor de Inovação e Redes do Semesp.