*Fábio Reis, diretor de Inovação e Cooperação do Semesp

Entre os  dias 16 e 18 de outubro aconteceu a Conferência Anual da Association for Collaborative Leadership (ACL), que reúne Consórcios dos Estados Unidos e Canadá. O Semesp é o único associado da América Latina e  Caribe.

A ACL possui Consórcios que nasceram em 1914, como o Five College, por exemplo. São Consórcios com larga experiência de colaboração. O tema central da Conferência de 2019 foi o “Communiction Collaboration & Comunity: looking to the future”. A ACL possui mais de 50 Consórcios associados.

Participei como representante do Semesp. O objetivo do texto é apresentar o aprendizado, a partir da Conferência, e apontar caminhos para que as Redes de Cooperação do Semesp se fortaleçam e qualifiquem a cooperação.

O evento foi realizado no Moravian College, que foi fundado em 1742. A IES é a sexta  mais antiga dos Estados Unidos. O College compõe o Lehigh Vally Association Independent Colleges (LVAIC), fundado em 1959, portanto, está completando 60 anos. A história de sucesso do Consórcio serve de aprendizado para todos os dirigentes das 11 Redes de Cooperação do Semesp.

O principal fator de sucesso do Consórcio é o compromisso dos dirigentes com o Consórcio. Durante a Conferência foi apresentado um relato dos seus gestores e todos afirmaram que o sucesso da colaboração está na participação dos dirigentes e no envolvimento dos grupos de trabalho. A participação efetiva acontece porque as IES consorciadas entendem que a rede de colaboração faz sentido para as instituições, em função dos resultados.

Caro dirigente das Redes de Cooperação incubadas pelo Semesp, a participação em uma Rede requer compromisso com a colaboração e respeito ao calendário de reuniões. Se o leitor pertence a uma IES que pretende participar da incubadora de Redes, pense primeiro se você irá assumir o compromisso com os princípios da organização e dinâmica das Redes.

Os Consórcios da ACL possuem uma estrutura de governança e gestão exemplar. Como os Consórcios possuem vários anos de atuação e resultados financeiros relevantes, a estrutura de governação e gestão tornou-se comum. Há pessoas que se dedicam exclusivamente ao Consórcio. Os Reitores participam do Conselho de Administração. Os Consócios da ACL investem em tempo de planejamento estratégico e possuem um calendário de reunião e açõesAliás, ficou evidente para mim que, sem um plano de atuação, nossas Redes não conseguirão atingir resultados mais plausíveis e relevantes para cada uma das instituições. Sem um plano, haverá bons resultados, mas serão mais lentos e exigirão mais empenho. Espero que as 11 Redes de Cooperação elaborem planos de ação para 2020.

Os Consórcios da ACL definem o planejamento, conforme o foco. O Atlanta University Center Consortium, por exmplo, estabeleceu em seu planejamento as seguintes ações acadêmicaa: (re)desenho de currículo, programa de capacitação de professores, implementação do ensino baseado em competência e integração dos cursos de graduação.

O LVAIC apresentou seu case de sucesso e que, segundo os gestores das IES que participam do Consórcio, explica os 60 anos de existência: liderança comprometida, definição das prioridades e entusiamo em sua implementação, processo de decisão e implementação dos planos bem definidos, engajamento dos diversos setores da instituição e capacidade de administração e captção de recursos.

Há outras ações apresentadas durante a Conferência da ACL que podem servir de referência para as Redes de Cooperação:

a- definição de um calendário de visita de pares, conforme o interesse previamente declarado;

b- definição de reuniões previamente agendadas e, quando possível, nas diferentes instituições que compõem a Rede, para que se possa conhecer a experiência in loco;

c- instauração da cultura de planejamento, de um estratégico e de um modelo de funcionamento e foco;

d- criação dos grupos de trabalho temáticos, com planos de ação;

e- definição de uma estrutura de funcionamento e organização da Rede de Cooperação.

É comum, nos Consórcios da ACL o envolvimento com projetos que tenham impacto da sociedade ou que sejam elaborados e instituídos em cooperção com organizações públicas e privadas. Os Consórcios estão inseridos na sociedade, o que pode ser interessante para as Redes de Cooperação do Brasil.

A ACL é para o Semesp uma referência interenacional de redes de cooperação. A participação na Conferência anual proporciona troca de experiências e aprendizado. Para o Semesp é uma forma de aprimoramento da organização e dinâmica de funcionamento das redes de cooperção.

Nós do Semesp convidamos as IES que ainda não participam das Redes de Cooperação a fazerem a adesão. Temos apenas 3 anos de funcionamento das nossas Redes, mas os resultados são relevantes.